A Câmara Municipal de Matosinhos e a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) apresentam a 3.ª edição do ciclo de concertos “Jazz na Real Vinícola” durante os sábados de junho. Quatro concertos com repertórios distintos que demonstram a versatilidade e abrangência da OJM que completa 25 anos em 2022.
O primeiro concerto deste ciclo decorreu ao final da tarde de sábado, na praça da Real Vinícola, em Matosinhos.
A OJM & Rui Reininho apresentaram “Animais Errantes”. Com direção musical de Pedro Guedes, este concerto juntou a big band ao vocalista dos GNR e ainda a Alexandre Soares (guitarra eletrónica) e a Paulo Borges (teclados e eletrónica). Ao vivo, as palavras são despidas para o som, as percussões e a eletricidade, os sopros e o vento, um Tan Tan no Tibete ou o leão da Boavista. A OJM aventurou-se pelos mistérios que vagueiam em “20 000 Éguas Submarinas”, o mais recente disco de Rui Reininho.
O próximo concerto decorre no próximo sábado, 11 de junho com a OJM & Perico Sambeat + Ricardo Toscano apresentam “Ornette, What is this?”. Uma homenagem ao saxofonista norte-americano que tem o seu nome registado na história do jazz.
Recorde-se que todos os concertos se realizam às 18h00, na praça da Real Vinícola, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço e feito uma hora antes do início dos concertos.