“Jazz na Real Vinícola”: segundo concerto da 3.ª edição do ciclo de concertos de junho
O Jazz regressou na passada semana à Real Vinícola com um conjunto de concertos em junho, com entrada livre.
O segundo concerto do ciclo de concertos da big band aconteceu ao final da tarde de ontem. Desta vez, a OJM (Orquestra Jazz de Matosinhos) juntou-se a Perico Sambeat e a Ricardo Toscano para apresentarem “Ornette, What is this?”, uma homenagem ao saxofonista norte-americano que tem o seu nome registado na história do jazz. Após a edição de “The Shape of Jazz to Come” e “Free Jaza”, em 1959 e 1960, respetivamente, abriram-se um sem número de novas possibilidades. A imaginação melódica e rítmica deste saxofonista pedia uma liberdade que precisava de explorar outros caminhos, e a verdade é que a sua musicalidade assume toda a negritude que o jazz transporta desde as raízes. Em 2021, a OJM dedicou um programa inteiro à música do grande mestre do jazz, apresentando novos arranjos e até um tema inédito na companhia de Perico Sambeat e Ricardo Toscano. Ao vivo, ontem a OJM encontrou-se com a música deste grande mestre do jazz e apresentou um conjunto de novos arranjos para temas que são uma porta aberta para a intensa expressão musical dos solistas, Perico Sambeat e Ricardo Toscano.
O próximo concerto decorre no próximo sábado, 18 de junho com “Uma Viagem Pelos Tempos do Jazz”, com direção de Telmo Marques. Responsável pela transcrição de vários temas do repertório da big band, o arranjador, pianista e compositor assume este concerto recordando os seus trabalhos mais marcantes.
Recorde-se que todo os concertos se realizam às 18h00, na praça da Real Vinícola, sempre que as condições meteorológicas o permitam. O acesso é livre, mediante a lotação do espaço e feito uma hora antes do início dos concertos.