Nasce uma nova big band sob a alçada da Orquestra Jazz de Matosinhos.
A Orquestra Jazz de Matosinhos Júnior iniciou os seus ensaios regulares em Fevereiro de 2012. São 19 os estudantes de música que se encontram semanalmente na Casa da Juventude de Matosinhos – Avenida D. Afonso Henriques – para ensaiar e preparar já a sua apresentação pública, num primeiro concerto, previsto para o Dia Mundial da Música, a 1 de Outubro.
Embora enraizada no circuito artístico do jazz desde a sua criação, em 1999, a OJM procura cada vez desenvolver a sua vocação educativa.
Foi no âmbito do desenvolvimento desta estratégia que nasceu o Curso Profissional de Instrumentista Jazz, desenvolvido em parceria com a Academia de Música Óscar da Silva e a Câmara Municipal de Matosinhos, em 2011.
Com a criação da OJM-Júnior, volta-se para a formação em contexto performativo, oferecendo a uma nova geração de músicos a possibilidade de desenvolver a prática orquestral jazzística. Este é um dos grandes objectivos do projecto, que irá também permitir o alargamento do programa “O Jazz vai à Escola” – com mais de uma década – à formação de big band, com visitas às escolas da região que até agora têm recebido apenas formações mais pequenas.
Com idades entre os 18 e os 25 anos, estes jovens músicos são estudantes quer de jazz, quer de música clássica na ESMAE (Escola Superior de Música e das Artes do Espectáculo) e contam com a direção musical do pianista e compositor Telmo Marques.
O repertório OJM Júnior abrange toda a história do jazz: da música de dança do tempo do swing a peças mais recentes, mas com especial pendor para a música que mais marcou o percurso deste tipo de formações nos Estados Unidos, pela pena de figuras emblemáticas da história do jazz.
Com a criação da Orquestra Jazz de Matosinhos Júnior, a formação-mãe (OJM) ganha uma importante antecâmara de formação de músicos que podem vir a ingressar mais tarde na OJM com uma experiência que de outro modo não teriam.