
Nery acolheu concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos e do jovem talento do Jazz nacional
O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu no sábado, 12 de novembro, mais um concerto da Orquestra Jazz de Matosinhos que resolveu desafiar um músico da nova geração do jazz para uma atuação conjunta inesquecível. Mané Fernandes foi, assim, o guitarrista convidado a tocar com a OJM na terceira edição do ciclo dedicado aos novos talentos do Jazz.
O programa escolhido para o concerto com a OJM incluiu um tema original de Mané Fernandes, "Le Tunka", e um arranjo assinado pelo próprio para um tema emblemático de Wayne Shorter, "Yes or No". As partituras de autores portugueses estiveram em destaque com dois temas originais dos diretores da OJM que remontam a uma primeira fase da existência da big band – "Sargaço" de Pedro Guedes, e "Why Not" de Carlos Azevedo – e ainda uma composição desafiante de João Paulo Esteves da Silva intitulada "Certeza" datada de meados dos anos 90 (com arranjo de Carlos Azevedo).
O alinhamento do concerto ficou completo com temas escolhidos entre o repertório imenso que a OJM tem interpretado ao longo dos anos: "Three and One", de Thad Jones, um nome basilar da escrita moderna para orquestra de jazz; "Tremor", do pianista alemão Florian Ross; e "Use of Light", do guitarrista Kurt Rosenwinkel (arranjo de Pedro Guedes).
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português. Sob a direção de Carlos Azevedo e Pedro Guedes e constituída por alguns dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a orquestra desenvolve hoje uma linha de orientação que privilegia, por um lado, a criação de um repertório próprio e, por outro lado, a organização de projetos específicos para os quais vem convidando solistas e maestros de relevo internacional.
Sobre o guitarrista é possível dizer: natural do Porto, Mané Fernandes estudou guitarra jazz com Peixe (Ornatos Violeta, Pluto e Zelig) e licenciou-se na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, onde estudou com Nuno Ferreira e Virxilio da Silva, concluindo o recital final com 20 valores. Recebeu uma menção honrosa na edição de 2010 da Festa do Jazz do São Luiz, fazendo parte do combo vencedor do concurso de escolas superiores. Integrou o Colectivo SV, premiado na 25.ª edição do Prémio Jovens Músicos, na categoria de combo jazz. O primeiro álbum em nome próprio surgiu em novembro de 2014, "Mané Fernandes – BounceLab".
PRÓXIMOS CONCERTOS:
Orquestra Jazz de Matosinhos & Fred Hersch
2 Dez. Voll-Damm Festival Internacional de Barcelona, 20h30
4 Dez. Casa da Música, Porto, 21h30
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
