Nery recebe concerto do Ciclo de Novos Talentos do Jazz
O Ciclo de Novos Talentos do Jazz promovido pela Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) desde 2014 regressou na noite de sexta-feira, 1 de março, ao Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery com mais um concerto.
O pianista João Pedro Coelho foi o convidado escolhido para o décimo concerto do ciclo. Em palco, a OJM e o pianista de 25 anos interpretaram música desafiante, com destaque para compositores-pianistas como Fred Hersch e João Paulo Esteves da Silva. A performance incluiu também originais de João Pedro Coelho, bem como os arranjos de dois músicos da OJM (Javi Pereiro e João Guimarães), “Tralha” e “Canção Sem Palavras”, foram apresentados na noite de ontem.
Licenciado em Jazz pela Universidade Lusíada e pelo Conservatório de Amesterdão, João Pedro Coelho é presença assídua nos palcos onde o jazz se faz ouvir, especialmente em Lisboa, ao lado de músicos como Nelson Cascais, André Fernandes ou Afonso Pais. Com o quarteto de Ricardo Toscano, gravou e esgotou salas como a Culturgest ou o CCB. É membro do Trio de Jazz de Loulé, que recebeu convidados como Mário Laginha e Perico Sambeat, e do projecto Elas e o Jazz.
As origens da OJM remontam a 1997 ainda como Héritage Big Band, antes de assumir o nome atual em 1998 depois de um protocolo com a Câmara Municipal de Matosinhos.
A OJM é uma instituição sem fins lucrativos que tem investido de forma continuada no desenvolvimento de projetos artísticos diversificados, de projetos formativos coerentes e na edição discográfica de jazz português. Considerada pioneira num território largamente inexplorado, a OJM é dirigida por Pedro Guedes e Carlos Azevedo e composta por 18 músicos.
Recorde-se que o ciclo Novos Talentos levado a cabo pela OJM, e cuja missão é revelar alguns dos melhores solistas da nova geração do jazz português, começou em 2014 e o instrumento eleito foi a voz. Sofia Ribeiro foi a primeira cantora convidada, a que se seguiu, em 2015, Rita Maria. No final desse ano ainda houve tempo para o saxofone de Ricardo Toscano, e 2016 começou com João Mortágua. Com Mané Fernandes as atenções viraram-se para a guitarra, no final de 2016, tendo 2017 começado ao piano, com Gonçalo Moreira, e acabado com o acordeonista João Barradas. Em 2018, estreou-se o vibrafone neste ciclo de novos talentos num concerto da OJM com Eduardo Cardinho, acabando o ano com José Soares e o saxofone. 2019 marca o regresso do piano com João Pedro Coelho a este ciclo de novos talentos do jazz.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
