
Concerto com Kurt Rosenwinkel com o patrocínio da Câmara de Matosinhos
A Orquestra Jazz de Matosinhos (OJM) assinalou hoje o seu 2.º aniversário na Real Vinícola com um concerto com Kurt Rosenwinkel, celebrando 10 anos de “Our Secret World” em concerto patrocinado pela Câmara Municipal de Matosinhos.
As recentes instalações da OJM, num espaço cedido pela Câmara de Matosinhos, fundadora da big band, albergam o CARA – Centro de Alto Rendimento Artístico, a sala de ensaios, o estúdio de gravação, o espaço do Programa Educativo e os escritórios da Associação OJM.
Inaugurada em 2018, a nova casa da orquestra tem sido palco de inúmeras atividades e projetos, ficando evidente a versatilidade e a abrangência da OJM enquanto orquestra agregadora e ciente do seu papel junto da comunidade.
Para comemorar o seu 2º aniversário neste espaço, na Real Vinícola, a OJM reencontrou-se para um concerto com um amigo de longa data para celebrar, também, 10 anos da edição do álbum em conjunto, “Our Secret World”. Uma iniciativa de acesso livre, com bilhetes mediante a lotação do espaço e de acordo com as regras da DGS, que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e do vice-presidente e vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.
O concerto teve, também, transmissão direta no YouTube.
A colaboração de Kurt Rosenwinkel com a Orquestra Jazz de Matosinhos iniciou-se em 2008 e, desde então, têm sido vários os encontros em palco entre a big band e o guitarrista norte-americano, seja em Portugal, em Espanha ou nos EUA.
Referência do jazz moderno, Kurt Rosenwinkel tem um timbre singular que o distingue em todo o mundo. Com 30 anos de percurso, tem mais de 10 discos editados como líder e inúmeras participações com músicos como Brad Mehldau, Brian Blade, Joshua Redman, Chris Potter, Joe Henderson, Paul Motian e Gary Burton.
Ao longo dos anos, a colaboração entre a OJM e Kurt Rosenwinkel tem sido enriquecida com novos arranjos a músicas do guitarrista que fizeram parte do concerto de hoje, nomeadamente: “Flute”, com arranjo de Ohad Talmor, “Song of our Sea” arranjo de Pedro Guedes, e “Cycle Five” arranjo de Carlos Azevedo.
Recorde-se que a OJM tem 23 anos de percurso e conta com o apoio Câmara Municipal de Matosinhos desde a sua formação.
