Concerto com a nova voz do jazz português será no dia 6 de fevereiro, pelas 22 horas, no Cine-Teatro Constantino Nery.
Depois de, em Novembro, ter acompanhado a voz-revelação de Sofia Ribeiro num concerto de muito boa memória, a Orquestra Jazz de Matosinhos retoma no início de 2015 um dos seus mais recentes projetos, acompanhando em palco outra nova voz do jazz português. O privilégio de cantar com a mais conceituada big band nacional caberá desta vez a Rita Maria, num espetáculo marcado para a próxima sexta-feira, no Cine-Teatro Constantino Nery, às 22 horas.
Vocalista jovem mas já experimentada em domínios tão distintos quanto o jazz, o fado, a fusão com a world music e, mais recentemente, o rock, Rita Maria tem feito carreira entre Portugal, os Estados Unidos (estudou no Berklee College of Music, em Boston) e o Equador. Em 2013 lançou o seu primeiro disco, «Míope e o Arco-Íris», pela Sintoma Records, em colaboração com o guitarrista Afonso Pais, com quem acaba de gravar um segundo trabalho, «Além das Horas».
Para o concerto com a OJM, Maria Rita escolheu, entre outros, o tema “Abdicação”, uma composição sua sobre um poema de Fernando Pessoa, que gravou para «Míope e o Arco-Íris», mas também temas de inspiração latino-americana, como “Alfonsina y El Mar”. Outros temas selecionados pela cantora foram “Dançar na Corda Bamba” (Clã) e “Poema à Mãe” (Gonçalo Moreira), constando ainda do alinhamento alguns dos temas emblemáticos resultantes de anteriores colaborações da Orquestra Jazz de Matosinhos: “Encontros e despedidas” e “Soledad” (do repertório da brasileira Maria Rita), “Lua” (Mayra Andrade) e “Certeza” (João Paulo Esteves da Silva).
Aos arranjos de Pedro Guedes e Carlos Azevedo, diretores da OJM, juntam-se desta vez os de Rui Teixeira, Javi Pereiro, Zé Pedro Coelho, João Pedro Brandão e António Pedro Neves.