Apresentação do novo álbum da Orquestra Jazz de Matosinhos ao vivo no Cine-teatro Constantino Nery incluiu homenagem a Manuel Seabra.
Entre abril e julho de 2013, o Cine-teatro Constantino Nery acolheu o “Jazz Composers Forum”, um ciclo de oito concertos centrados em oito importantes criadores contemporâneos de música para orquestra de jazz, confrontando as personalidades musicais de quatro americanos e quatro europeus.
“Este disco é o reflexo desse nosso trabalho de tentativa de criação de repertório para big band. Encomendamos a cada compositor um tema que agora está reunido neste cd. São oito personalidades muito diferentes. Cada um tem a sua forma de ver as coisas. Temos que nos adaptar a cada compositor. Temos músicas mais próximas do tradicional e músicas mais próximas do jazz contemporâneo. A combinação entre estas nuances é surpreendente”, adianta Pedro Guedes que, juntamente com Carlos Azevedo, dirige a Orquestra Jazz de Matosinhos, criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, o Vice-Presidente, Dr. Eduardo Pinheiro, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, marcaram presença neste concerto que teve como particularidade a oferta do último cd da formação de Matosinhos na compra do bilhete.
Os nova-iorquinos Steven Bernstein e Ohad Talmor, o canadiano Darcy James Argue, o argentino Guillermo Klein, o inglês Julian Arguelles, o alemão Florian Ross, o francês Pierre Bertrand e o belga Frank Vaganée representam a elite de compositores europeus e norte-americanos ainda no ativo e assinam os temas estreados em 2013 agora disponíveis em “Jazz Composers Forum – today’s european–american big band writing”, num álbum inédito, lançado no passado dia 29 de março, no Cine-teatro Constantino Nery.
Durante o espetáculo foi prestada a homenagem a Manuel Seabra falecido no início do ano, com o cumprimento de um minuto de silêncio em sua memória.
Manuel Seabra, deputado da Assembleia da República eleito pelo Partido Socialista desde 2009, foi, em 1999, Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, um cargo que marcou definitivamente o seu percurso político e profissional.
O concerto no Cine-teatro Constantino Nery teve lugar depois da bem-sucedida apresentação deste mesmo álbum no prestigiado Voll-Damm Festival Internacional de Jazz de Barcelona.
Criada em 1999 com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos tem vindo a afirmar-se como uma das formações mais dinâmicas do atual jazz português.
Constituída por cerca de 20 dos melhores músicos de jazz da região norte do país, a Orquestra Jazz de Matosinhos foi ultrapassando, ao longo dos anos, fronteiras, tendo atuado em cidades como Bruxelas, Milão, Nova Iorque ou Barcelona.
![]()
