Câmara criar no atual edifício balcões de atendimento do Centro de Emprego e da Segurança Social.
A convite do Presidente da Câmara Municipal, o Subdiretor-geral da Autoridade Tributária Aduaneira, responsável pela área dos Recursos Financeiros e Patrimoniais, visitou hoje, dia 6 de fevereiro, as obras de reabilitação no interior da Repartição de Finanças de Matosinhos.
O Dr. José Manuel Costa Martins ficou satisfeito com as novas condições quer trabalho quer de atendimento ao público.
O edifício, propriedade da Autarquia, apresentava já fortes indícios de degradação e não se adequava aos requisitos mínimos impostos pela legislação, nomeadamente no que respeita às acessibilidades para cidadãos com mobilidade reduzida.
A empreitada, dividida em duas fases, incluiu a reabilitação das instalações sanitárias do 3º piso e do R/C, tendo sido acrescentada uma instalação sanitária para pessoas de mobilidade condicionada ao nível do R/C, a substituição das redes de abastecimento de água e drenagem de águas residuais das zonas comuns do edifício e respetivas ligações à rede pública, a instalação de rampa na zona da entrada comum para pessoas de mobilidade condicionada, a substituição da porta de entrada do edifício, a reparação da parte elétrica, a substituição de iluminação das zonas comuns e a pintura das zonas comuns do edifício.
A reabilitação do interior do edifício representa um custo de cerca de 160 mil euros.
As obras estão praticamente concluídas, faltando, segundo o Dr. Guilherme Pinto, “humanizar o espaço”. Numa próxima fase, estão previstos os arranjos no exterior, designadamente a reparação do telhado e da esquadra da PSP. Em breve será aberto o concurso público para a empreitada. No total, a reabilitação do edifício rondará o meio milhão de euros.
A visita, com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, pretendeu também sensibilizar o Governo para a necessidade da instalação de um balcão único, com os serviços de Centro de Emprego e da Segurança Social, aumentando a oferta de serviços públicos no mesmo local aos cidadãos de Matosinhos.