A manhã de hoje, dia 5 de agosto, iniciou-se com os trabalhos de demolição na Rua Manuel Dias da Fonseca, em Matosinhos, na zona envolvente ao empreendimento Nautilus, de Alcino Soutinho.
Iniciada a demolição destas barracas, poder-se-ão finalmente concluir os trabalhos de obras de urbanização de uma “praça” ajardinada, e concluir o estacionamento público previsto no Plano de Urbanização, e ainda os acessos pedonais (passeios) que estavam interrompidos pela existência dessas construções, que não possuíam as mínimas condições para serem legalizadas.
Desta ação da autarquia vai beneficiar, seguramente, a zona envolvente ao empreendimento “Nautilus Parque” em Matosinhos Sul, um edifício de linguagem contemporânea situado num local de excelência para viver.
Trata-se de um empreendimento misto de habitação e comércio, construído entre a estrada exterior da Circunvalação, em frente ao Parque da Cidade e a Rua Manuel Dias da Fonseca, cuja primeira fase, que envolveu um edifício ao longo da Circunvalação e um outro mais pequeno voltado à Rua Manuel Dias da Fonseca, se encontra concluída.
Em sede deste empreendimento foram feitas as obras de urbanização previstas que, contudo, obrigaram à demolição de um conjunto de barracas que foram edificadas sem qualquer licenciamento, em área contígua à Linha de Leixões, que a autarquia pretende transformar numa via pedonal estruturante.
Nas barracas não existiam moradores, dado que eram utilizadas essencialmente para arrumos. A demolição vai adaptar a zona à elevada qualidade estética.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, realçou a importância destas demolições: “ são pequenas intervenções com grande significado do ponto de vista urbanístico com o objetivo de qualificar e ordenar o território através da demolição de construções que eram excrescências, destruindo fisicamente a agressão ambiental que aqui existiu durante anos”.