O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos marcou presença no dia 8 de Fevereiro na demolição do Bar da Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, aproveitando o momento para fazer uma breve apresentação do projecto do novo apoio de praia, inserido na obra de requalificação da Marginal da Boa Nova.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, marcou presença na sexta-feira, dia 8 de Fevereiro, na demolição do Bar da Praia do Aterro, em Leça da Palmeira, aproveitando o momento para fazer uma breve apresentação do projecto do novo apoio de praia, inserido na obra de requalificação da Marginal da Boa Nova que representa um investimento na ordem dos 2 milhões e 500 mil euros.
Este foi um arranque simbólico da segunda fase dos trabalhos da Marginal da Boa Nova que deverá ficar pronta até ao início da época balnear, um projecto da autoria dos arquitectos Álvaro Siza Vieira e António Madureira e que consolida o prolongamento da Marginal de Leça da Palmeira.
A demolição do Bar do Aterro está, assim, inserida na política de ordenamento da orla costeira encetada pela autarquia. No seu lugar, nascerá uma nova estrutura da autoria do arquitecto Vítor Seabra, e que representa um investimento de 400 mil euros suportado pelo concessionário da praia, Vítor Gomes.
A Marginal da Boa Nova vai estender-se por cerca de dois quilómetros entre o Farol da Boa Nova e a Praia do Cabo do Mundo, contemplando um passeio com ligação À marginal de Leça, uma ciclovia, um passadiço nas áreas dunares e três zonas de estacionamento.
Um dos parques, com cem lugares, permitirá dar apoio à Casa de Chá da Boa Nova, uma das obras-primas do Arqº Siza Vieira e ex-libris da arquitectura matosinhense. Outra das áreas de estacionamento, com cerca de 700 lugares, fica junto à Praia do Aterro. O terceiro parque, com 200 lugares, irá dar apoio ao surf camp previsto para a zona.
O Presidente da Câmara informou que a autarquia vai candidatar-se ao Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN), não obstante as obras avançarem a bom ritmo e sem estarem à espera da possível atribuição de subsídios.
Neste mesmo dia, tiveram também início as obras de construção de um novo parque de estacionamento nas traseiras do Paço da Boa Nova, com capacidade para 500 lugares que deverá estar pronto em Junho.