Reservatório de Custóias aumenta capacidade de armazenamento de água do Concelho.
“Matosinhos conseguiu atingir um nível de auto-suficiência de água que garante o abastecimento às populações num período mínimo de 48 horas”, manifestou o Presidente da Câmara Municipal, dia 24 de Outubro, depois de uma visita aos investimentos que a Indaqua está a realizar no Concelho.
Mais de quatro milhões de euros foram investidos na ampliação dos reservatórios de Custóias (15 mil m3) e Freixieiro (10 mil m3), permitindo um total de armazenamento de 70 mil m3.
Esta obra é apenas uma parte de um pacote de 50 milhões de euros de investimento encomendado pela Autarquia à Indaqua para uma intervenção nas redes de drenagem de águas residuais, águas pluviais e abastecimento de água, reservatórios e estações elevatórias para distribuição de água.
O investimento na rede de abastecimento de água visa a substituição de redes antigas. Já a intervenção nas redes de águas residuais e pluviais, além de garantir uma cobertura global do concelho com rede de saneamento e a substituição das redes unitárias por redes separativas, contribui para a redução dos focos de contaminação das linhas de água e, consequentemente, para o aumento do número de praias do concelho de Matosinhos que ostentam o galardão Bandeira Azul.
Segundo o Dr. Guilherme Pinto, dos 270 km de instalação das redes previstos, falta apenas intervir em 10 km. “Todo o trabalho da Indaqua estará terminado em Março do próximo ano”, anunciou o edil, no final da visita, acompanhado pelo Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, pela Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e pela administradora da Matosinhos Sport, Engª. Helena Vaz.