Câmara desafia ainda Siza Vieira a assinar projeto de reabilitação da Piscina da Quinta da Conceição.
Dentro de três semanas, a Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira, será alvo de uma intervenção profunda. A empreitada de reabilitação, a rondar os 500 mil euros, tem um prazo de execução de seis meses.
A pensar na importância deste monumento para Matosinhos, a Câmara Municipal decidiu intervir também na sua zona envolvente. As obras arrancaram hoje, dia 18 de abril, na presença do Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, e do arquiteto Álvaro Siza Vieira.
“Esta obra de arte merecia que toda esta zona envolvente estivesse em condições. Depois da Casa de Chá, queremos reabilitar a Capela da Boa Nova”, adiantou o edil.
Dentro de dois meses estará disponível um parque de estacionamento com 31 lugares de estacionamento (dois dos quais para pessoas com mobilidade reduzida) a nascente da via de acesso ao restaurante.
Na parte de terreno a norte da Casa de Chá da Boa Nova será removido todo o material vegetal com características de infestante, designadamente o Chorão-das-praias (Carpobrotus edulis), sendo substituído posteriormente por mistura de sementes para Prado de sequeiro.
Será ainda criado um percurso de acesso condicionado quer à zona de serviço da Casa de Chá da Boa Nova quer à Capela, que será executado em calçada portuguesa.
O valor desta obra é de 200 mil euros. A sua conclusão está prevista para o início da época balnear.
Também no Verão reabrirá a Piscina da Quinta da Conceição, projeto da autoria de Álvaro Siza Vieira. A Câmara de Matosinhos pretende pintar e reparar o equipamento para estar aberto ao público a breve prazo. Todavia, a intenção é realizar uma intervenção profunda semelhante à que irá ser executada na Casa de Chá da Boa Nova, de acordo com as linhas orientadoras do arquiteto.
A visita à Casa de Chá da Noa Nova e à Piscina da Quinta da Conceição contou ainda com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, do Vereador da Cultura, Fernando Rocha, da Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e da administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz.