Primeira grande unidade industrial de Matosinhos está a ser requalificada para acolher a Casa da Arquitectura e a Orquestra Jazz de Matosinhos.
![]()
Agora é que é. Depois do adiamento imposto, no mês passado, pelo alerta meteorológico relacionado com a depressão pós-tropical Joaquín, o histórico quarteirão da Real Vinícola vai ser reaberto à cidade de Matosinhos no próximo sábado, 14 de novembro, beneficiando da amenidade climática proporcionada pelo verão de São Martinho. A “Obra em Festa” tem início marcado para as 14h30, na Avenida Menéres, em Matosinhos-Sul, contando com um programa a que não faltarão, sequer, as castanhas assadas.
Ao fim de vários anos de abandono e indefinição, o quarteirão da Real Vinícola, onde funcionou a primeira grande unidade industrial de Matosinhos, vai acolher a Casa da Arquitectura e a Orquestra Jazz de Matosinhos já no próximo ano. As obras de requalificação do edifício estão em curso e a Câmara Municipal de Matosinhos decidiu apresentar publicamente este emblemático projeto de requalificação com um dia inteiro de festa.
As obras em curso estão orçadas em cerca de 3,5 milhões de euros, num investimento total que rondará os seis milhões de euros, devendo ficar concluídas no final de 2016.
Sendo um primeiro gesto de devolução à cidade de um importante pedaço do seu território e da sua história, o programa da “Obra em Festa” (ver abaixo) permitirá a realização de visitas guiadas ao imóvel em obra, a cargo do autor do projeto de reabilitação, arquiteto Guilherme Vaz, e pelo historiador Joel Cleto, que conduzirá a viagem ao passado do edifício. A “Obra em Festa” contará ainda com um momento formal de apresentação do projeto, a cargo do presidente da Câmara Municipal de Matosinhos e da Casa da Arquitectura, Guilherme Pinto, e com a atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos.
A “Obra em Festa” constitui também um momento de celebração da arquitetura, já que uma das peças fundamentais da nova Real Vinícola será a Casa da Arquitectura, o primeiro espaço expositivo português inteiramente dedicado ao estudo, à divulgação e à valorização da arquitetura, concretizando a profunda ligação de Matosinhos a esta arte. Do acervo da Casa da Arquitectura, recorde-se, constam já projetos e maquetas dos três Prémios Pritzker de língua portuguesa: Álvaro Siza Vieira, Eduardo Souto de Moura e Paulo Mendes da Rocha.
De salientar ainda que o processo de reabilitação do edifício da Real Vinícola está a ser acompanhado e fixado pelo conceituado fotógrafo Luís Ferreira Alves. Ainda assim, os outros fotógrafos (profissionais e amadores) não foram esquecidos: durante a “Obra em Festa” todos vão poder participar no concurso que está a ser promovido através da plataforma Instagram, bastando, para tal, incluir o tag #obraemfesta nas imagens captadas durante as visitas de sábado.
Já ontem, segunda-feira, foi assinado um protocolo entre a Câmara Municipal de Matosinhos, a Orquestra Jazz de Matosinhos, a Universidade do Porto e o INESC, o qual formalizou a parceria existente para a instalação em Matosinhos de um Centro de Alto Rendimento Artístico (CARA), que alia a música e a tecnologia. No ano passado, por exemplo, o INESC concebeu um sistema sonoro especialmente desenhado para o Cine-Teatro Constantino Nery, constituído por várias colunas dispostas numa formação cilíndrica que envolveu a plateia montada para o concerto do trompetista Peter Evans.
Programa
Apresentação do projeto e obra de reabilitação da Real Vinícola
14H30 | - Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos – Dr. Guilherme Pinto
15H00 | - Arq. Guilherme Vaz, autor do projeto de reabilitação.
15H30 | - Dr. Joel Cleto – Memória do Edifício e as suas funções
16H30 | - Atuação da Orquestra Jazz de Matosinhos
Entrada Livre
Organização: CMM
Parceria: Casa da Arquitectura; Orquestra Jazz de Matosinhos
![]()
