Investimento de 367 mil euros melhora capacidade de acolhimento de crianças e jovens em risco.
A Obra Regeneradora dos Rapazes de Rua surgiu ainda na década de 40 do século passado pelas mãos do Padre Grilo. Desde então, esta Instituição Particular de Solidariedade Social, sedeada em Matosinhos, acolhe menores do sexo masculino, entre os 6 e os 18 anos (em alguns casos, até aos 21), abandonados ou retirados às famílias por decisão judicial.
Nos últimos 25 anos, a Obra do Padre Grilo apoiou perto de 400 crianças em situações de risco, disponibilizando-lhes uma ambiente familiar e saudável, e bases sólidas para uma vida adulta plena fora da instituição.
Existem alas de semi-autonomia e de pré-autonomia, nas quais os jovens vão aprendendo a gerir o seu espaço, as suas tarefas e até o seu orçamento, de forma gradual e devidamente monitorizada.
A Obra do Padre Grilo acolhe atualmente 58 crianças e jovens, essencialmente de Matosinhos e da Diocese e Distrito do Porto. No entanto, recebe em casos excecionais crianças e jovens provenientes de outros distritos.
A última intervenção de fundo nas instalações da Obra do Padre Grilo datava de 1970. Há cerca de dois anos, a Obra do Padre Grilo assinou um protocolo com a Câmara Municipal de Matosinhos e o Mar Shopping com vista à requalificação das suas instalações.
A intervenção consistiu na transformação de quartos de quatro, seis ou mais camas em 14 individuais e 14 duplos e triplos. Construíram-se ainda novas acessibilidades, foram instalados os sistemas de proteção e segurança contra incêndios e de águas pluviais, e substituída toda a estrutura de saneamento.
Os trabalhos de melhoramento representaram um investimento total de 367 mil euros, suportados pelo Mar Shopping, Câmara Municipal de Matosinhos e pela própria instituição.
“O sucesso da Obra do Padre Grilo é o sucesso destes rapazes, afirmou Conceição Silva, diretora da Obra do Padre Grilo, na cerimónia de inauguração das instalações, dia 10 de Setembro.
Para o Vice-presidente da Autarquia e Vereador do Pelouro da Ação Social, a Obra do Padre Grilo “é uma família, é uma casa de afetos”, um projeto “que vai muito além das fronteiras de Matosinhos”. Relativamente ao protocolo assinado, o Dr. Nuno Oliveira enalteceu “uma das verdadeiras e virtuosas parcerias público-privadas”.
Já o presidente da Câmara Municipal recordou que a Obra do Padre Grilo “é uma das mais de 20 instituições completamente remodeladas no Concelho de Matosinhos”. “O trabalho não está por fazer. Está feito. Agora o que é preciso é dar confiança a estes jovens para o futuro”, acrescentou.
Presentes na cerimónia de inauguração estiveram ainda o Presidente da Obra do Padre Grilo, Daniel Basto, a Diretora- Geral do Mar Shopping, Sandra Monteiro, o Vereador da Educação da Autarquia, Prof. António Correia Pinto, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, a administradora da Matosinhos Sport, Eng. Helena Vaz, a deputada da Assembleia da República, Dr.ª Luísa Salgueiro, o presidente da junta de freguesia de Matosinhos, entre outros convidados representantes de instituições do Concelho e do Distrito.
![]()
