Inauguração da exposição contou com a presença do Presidente da Câmara, Guilherme Pinto, e da Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo.
A inauguração da exposição «Esculturas de 1967-2012», uma mostra antológica da obra de Zulmiro de Carvalho decorreu no sábado, dia 13 de dezembro, pelas 17h30, com a presença do escultor, que teve ao seu lado a Presidente da Assembleia Municipal, Palmira Macedo, o Presidente da Câmara, Guilherme Pinto e o vereador da Cultura, Fernando Rocha. A exposição, que está patente até ao dia 31 de Janeiro de 2015, apresenta duas dezenas de peças escultóricas produzidas durante um largo período de tempo, possibilitando, assim, uma visão ampla do trabalho de um dos mais conceituados escultores portugueses da segunda metade do século XX.
Foi ainda lançado o catálogo «A escultura de Zulmiro de Carvalho: a insubmissão da matéria», com texto da crítica Laura Castro, o qual permite acompanhar o desenvolvimento da obra do artista durante o último meio século.
Zulmiro de Carvalho formou-se em Escultura pela Escola Superior de Belas-Artes do Porto, onde foi professor de 1969 a 1995. Pós-graduou-se na St. Martin’s School of Art, em Londres. Foi Bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian em Portugal e em Inglaterra. Autor de diversas esculturas monumentais na região do Porto e de Matosinhos, mas também na Coreia do Sul, em Macau e na China, Zulmiro de Carvalho participou em inúmeras exposições coletivas e individuais quer em Portugal quer no estrangeiro, e em vários simpósios internacionais de escultura.
Exposição de Escultura de Zulmiro de Carvalho
“Esculturas de 1967-2012”
Horário da Galeria: 2ª a 6ª feira das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30