Até ao final do ano, mais de mil alunos passarão a usufruir das novas instalações na Senhora da Hora.
“O que estamos aqui a fazer é o materializar de uma visão sobre o território da Área Metropolitana do Porto”. As palavras foram proferidas pelo Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos na cerimónia que assinalou, dia 23 de abril, a conclusão da obra de estrutura das novas instalações da Porto Business School (PBS).
Anteriormente conhecida como Escola de Gestão da Universidade do Porto, a PBS é, segundo o ranking do Financial Times European Business Schools de 2012, a 55ª melhor escola de negócios da Europa.
Consciente da importância desta instituição, o Dr. Guilherme Pinto iniciou, em 2010, contactos com a PBS no sentido de o Concelho vir a acolher um futuro pólo deste conceituado estabelecimento de ensino, participando num projeto em que foram igualmente auscultados mais dois municípios da Área Metropolitana do Porto, designadamente, Maia e Porto.
A proposta da Autarquia de Matosinhos incluiu a cedência do terreno, com 8.970 m2, confinante com a Igreja Paroquial da Senhora da Hora e o Parque do Carriçal, com frente para a Avenida Fabril do Norte e para a Rua João Mendonça. Em frente, junto ao Colégio Efanor, será criada uma praça que servirá de apoio às Festas de Nossa Senhora da Hora.
O projeto da equipa liderada pelo arquiteto José Manuel Soares prevê sete pisos (dois subterrâneos), com espaços de aulas, gabinetes para investigação de alunos e professores, bibliotecas, restaurante, auditórios para pequenos e grandes eventos, jardins e estacionamento subterrâneo para 400 viaturas.
“Estamos perante umas instalações dignas de uma escola de referência nacional com a ambição de uma projeção internacional”, disse o Eng. Belmiro de Azevedo, Presidente do Concelho de Administração da PBS, numa sessão que contou com a presença do Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e do presidente da junta de freguesia da Senhora da Hora, Valentim Campos.
O investimento, a rondar os 20 milhões de euros, conta com o financiamento na ordem dos 80% pelos fundos do ON2- Programa Operacional Regional do Norte. Os restantes 20% são assegurados pelas empresas associadas ao projeto.
As obras deverão estar concluídas até ao final do corrente ano. Nessa altura, mais de mil alunos passarão a frequentar aquela zona da Senhora da Hora.