Exposição da Porto Design Biennale no exterior da Biblioteca Municipal Florbela Espanca
Quem passar pela Biblioteca Municipal Florbela Espanca por estes dias já terá reparado na nova instalação que a Porto Design Biennale trouxe a Matosinhos.
Um quilómetro de cabo de fibra ótica, cedido pela empresa de telecomunicações Altice, decora a fachada e o espelho de água da Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
A instalação, denominada “O Tear de Aracne” é uma das duas peças que compõem a exposição “Hard Design” e foi hoje apresentada.
A sessão contou com a presença do Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Matosinhos, Fernando Rocha, do Diretor da Altice Portugal, André Figueiredo, do curador da exposição Eduardo Côrte-Real, do curador-geral da Porto Design Biennale, José Bártolo, e do diretor executivo da Porto Design Biennale, Sérgio Afonso, entre outras personalidades.
Segundo o curador da exposição, “de uma forma literalmente subterrânea, a fibra ótica conquistou as nossas cidades, suportando tecnicamente redes de alta performance pelas quais passam a grande maioria das comunicações e conteúdos de informação e entretenimento”.
Esta exposição, recorde-se, insere-se na programação da Porto Design Biennale, evento que a Câmara Municipal de Matosinhos está a organizar juntamente com o município do Porto dedicado à temática das tensões do novo milénio.