Inauguração da Escultura de Zulmiro de Carvalho, em Leça da Palmeira.
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, inaugurou esta manhã a escultura “O Sol e o Mar” da autoria de Zulmiro de Carvalho, localizada na rotunda da Exponor em Leça da Palmeira.
A escultura advém de uma vontade expressa pela Câmara Municipal, desde 1994, que só agora foi possível concretizar.
Trata-se de uma peça cujo tema e simplicidade denotam bem as características das «gentes de Matosinhos» - uma grande plataforma com 35 metros de diâmetro de onde nasce uma «onda» envolta por um arco com 9 metros de altura, tudo executado com a «rigidez» do aço inox e com um jogo de luzes e água a cair da «onda».
Pela escultura passará um grande número de pessoas que se dirige para a cidade, para a praia ou, em dias de exposições, para a Exponor, sendo naturalmente uma porta de entrada que poderá incentivar os visitantes a conhecerem melhor o concelho.
Sobre a peça escultórica Zulmiro de Carvalho escreveu: «A escultura foi construída em granito e aço inox, complementada com luz e água, com as dimensões de 35 metros de diâmetro e 9 de altura. A obra compõe-se por uma forma semicilíndrica deitada, que pretende sugerir, envolvendo o volume anterior, que simboliza o sol. Estes dois elementos, emergem dum círculo que é emoldurado por uma cavidade também circular, a qual recebe o excedente proveniente do jogo de água, que enfatiza a vaga.
A leitura nocturna deste conjunto, é enriquecida com projectores de luz que pretendem intensificar a presença dos dois elementos principais da escultura – O SOL E O MAR».