Trinta maneiras de cozinhar um cartaz, exposição fotográfica, Feira de Artesanato e Feira do Livro são alguns dos momentos deste início das Festas da Cidade.
SENHOR DE MATOSINHOS 2015 - PROGRAMA DAS FESTAS DA CIDADE
As origens da romaria do Senhor de Matosinhos perdem-se no silêncio dos séculos, mas uma coisa é certa: a festa de 2015 fica marcada pelo facto de, pela primeira vez, o cartaz ter sido escolhido no âmbito de um concurso entre alunos de Design de Comunicação. Os trinta trabalhos finalistas, de um total de 90 concorrentes, estarão expostos a partir das 15 horas de sábado, 9 de maio, no Parque Basílio Teles, tornando evidente que, no meio de tanta criatividade, o mais difícil foi a escolha.
Organizado no âmbito da parceria que a Câmara Municipal de Matosinhos estabeleceu com a Escola Superior de Arte e Design, sediada no concelho, o concurso consagrou Tiago Silva, aluno do segundo ano da licenciatura em Design de Comunicação, que arrecadou o prémio de mil euros com um cartaz marcado pelas referências ao tradicional fogo-de-artifício da festa e ao peixe, símbolo maior da gastronomia matosinhense.
Mas o programa das Festas do Senhor de Matosinhos, que arrancam amanhã, sexta-feira, conta com outros motivos de interesse. Já amanhã, por exemplo, é inaugurada pelas 17 horas a exposição fotográfica “Memórias do Senhor de Matosinhos”, que reunirá na Galeria da Biblioteca Municipal Florbela Espanca um conjunto de imagens históricas que retratam a mais célebre festa matosinhense nas décadas de 1930, 1940, 1960 e 1970. As fotografias expostas fazem parte do arquivo municipal e constituem um testemunho ímpar da evolução dos aspetos mais pitorescos da romaria.
No sábado, pelas 15 horas, é inaugurada a Feira de Artesanato de Matosinhos, que conta este ano com 117 stands.
Sendo o Senhor de Matosinhos uma das tradições religiosas mais transportadas pelas viagens da diáspora portuguesa - de que são testemunho as dezenas de igrejas erguidas no Brasil em devoção à imagem matosinhense -, faz ainda todo o sentido associar ao programa o festival Literatura em Viagem, que decorrerá durante todo o fim-de-semana na Galeria Municipal. No âmbito do LeV será ainda exibida a mostra “A Viagem”, de Pedro Loureiro, que junta retratos de gentes e histórias de várias partes do mundo.
Também amanhã será inaugurada a Feira do Livro de Matosinhos, que decorrerá no Parque Basílio Teles até 1 de Junho, das 10 às 24 horas.
Saliente-se ainda que os programas das Festas do Senhor de Matosinhos e do festival LeV têm este ano uma edição em braille. Algumas das mesas de debate do LeV, entre as quais a sessão de abertura, a cargo de Jorge Sampaio (amanhã, 21h30, salão nobre dos paços do concelho), contarão também com tradução em língua gestual.
![]()
