Câmara lança mais uma obra para crianças n’”Os Hospitalários no Caminho de Santiago”
Há 13 anos que a Câmara Municipal de Matosinhos organiza “Os Hospitalários no Caminho de Santiago”, um dos maiores eventos da Área Metropolitana do Porto e que, todos os anos, atrai milhares de pessoas a Leça do Balio.
Ao longo de quatro dias, a zona envolvente ao Mosteiro de Leça do Balio transforma-se e oferece aos visitantes uma viagem no tempo até à época medieval e um programa intenso e variado.
Uma das iniciativas previstas é o lançamento do livro para crianças “O Santo Homem Bem Cheiroso”, da autoria do historiador Joel Cleto.
Com ilustrações de Luís Moreira e design de Nuno Leal, o livro incide sobre a história (e a lenda) do balio D. Frei Garcia Martins, cujo sarcófago se encontra no Mosteiro de Leça do Balio. A lenda é contada através da personagem Ernesto.
D. Frei Garcia Martins foi o balio de Leça do Balio nos inícios do século XIV. Era ele quem governava o mosteiro e as suas propriedades. Quarenta anos após a sua morte, o sarcófago começou a libertar um agradável odor. A curiosidade das pessoas foi tanta que acabaram por levantar a tampa da sepultura e constatar um milagre: o corpo do balio, apesar de morto há quatro décadas, estava incorrupto. Tal facto, associado ao odor que dele exalava, fez com que as pessoas o considerassem santo: o Santo Homem Bem Cheiroso. Este “santo” (apesar de nunca ter sido reconhecido pela Igreja) foi autor de muitos milagres.
O mais célebre de todos é o milagre do “ferro caldo”. Reza a lenda que uma bela e jovem donzela de Leça do Balio, acusada de adultério, viu-se obrigada a submeter à “prova do ferro caldo”, isto é, a ter que segurar num ferro em brasa e, sem o largar, dar um conjunto significativo de passos. Pois bem, a jovem não só deu as passadas às quais era obrigada, como andou muito mais do que isso e sem ter ficado com uma única ferida nas mãos. Tudo, porque pedira a proteção e se encaminhara para o túmulo do Santo Homem Bem Cheiroso. Esta lenda é, de resto, recriada em Leça do Balio.
A apresentação de “O Santo Homem Bem Cheiroso” está agendada para a próxima sexta-feira, a partir das 16h30, no recinto da feira medieval junto ao Mosteiro de Leça do Balio, e contará com a presença do autor, Joel Cleto, e do Vereador da Cultura da autarquia, Fernando Rocha.
Já no ano passado, um outro livro para crianças foi lançado, tendo como personagem central o jovem Ernesto, que narrava a história do casamento do rei D. Fernando com Dona Leonor Teles, no Mosteiro de Leça do Balio, em 1372. Aliás, este é já o quinto livro infantojuvenil que a Câmara Municipal de Matosinhos edita no âmbito das recriações históricas.
Notícias relacionadas
-
Plano Municipal de Leitura
Matosinhos WBFPlano Municipal de Leitura
17.04.20 -
PML vai a sua casa

PML vai a sua casa
31.03.20 -
Salvé a Língua de Camões

Salvé a Língua de Camões
04.03.20 -
Concurso Nacional de Leitura

Concurso Nacional de Leitura
08.02.20
