
Livro de António Cunha e Silva apresentado na Feira do Livro de Matosinhos
O livro de António Cunha e Silva “o relógio despertador” foi hoje à tarde apresentado no MuMMa - Museu da Memória de Matosinhos inserido na programação da Feira do Livro Municipal.
A obra, vencedora do Prémio Literário Cónego Albano Martins de Sousa 2020 retrata, com minúcia, dois espaços físicos - Sátão (Beira Alta) e Santa Cruz do Bispo (Matosinhos), no começo do século XX, através do pretexto de um velho despertador, herdado do avô. Está-se perante um romance de costumes, com os detalhes de uma época.
Na sessão de apresentação de marcaram presença a presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, e o vereador da cultura da autarquia, Fernando Rocha.
António Cunha e Silva nasceu em 1941, em Leça da Palmeira. Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, foi membro da Orquestra Sinfónica do Porto e do Quarteto de Cordas do Porto. Foi professor de violino e Presidente do Conselho Diretivo do Conservatório de Música do Porto, Diretor da Academia de Música de Matosinhos, Conservatório da Maia e do Conservatório da Covilhã.
No âmbito musical, recebeu dois prémios escolares – Fundação Calouste Gulbenkian e o 2º prémio da Juventude Musical Portuguesa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian e do Governo Francês – Bruxelas e Nice. Como convidado, integrou a Orquestra Gulbenkian, nas tournés à União Soviética, China e Índia.
No percurso literário de A. Cunha e Silva, destaca-se a publicação de 14 livros. Em 2015, foi distinguido nas "Correntes d'Escritas" com duas (2015 e 2019) Menções Honrosas, no prémio Dr. Luís Rainha. Em 2020, foi distinguido com o Prémio Literário Albano Martins de Sousa, instituído pelo Município de Sátão.
Foi colaborador dos Jornais: "O Comércio de Leixões", "Matosinhos Hoje", "Maré", "O Badalo de Leixões", "O Matosinhense" e revista "Notícias Matosinhos".
Recorde-se que a Feira do Livro Municipal abriu portas a 15 de novembro em três espaços do concelho, no Museu da Quinta de Santiago, em Leça da Palmeira, no MuMMa – Museu da Memória de Matosinhos e na Galeria Municipal, em Matosinhos.
Até 22 de dezembro, o público poderá adquirir publicações municipais com descontos apelativos que vão desde os 10% até aos 50% e ainda mais significativos em alguns packs criados para o efeito. Uma grande variedade de obras nas áreas da literatura, artes plásticas e património que têm como objetivo divulgar e promover o concelho, a sua riqueza histórica, cultural e as suas gentes.
Paralelamente, haverá um programa de atividades elaborado com o objetivo de aproximar a comunidade aos equipamentos culturais do concelho e aos autores e atores da história de Matosinhos. Oficinas, leituras encenadas, lançamentos de livros são algumas das sugestões.
Veja aqui programa completo da Feira do Livro de Matosinhos:












