“O Porto de Nasoni” foi apresentado ontem, dia 11 de setembro, pelas 18h30, junto à capela de S. Francisco, na Quinta de Conceição em Leça da Palmeira.
No ano em que se assinalam os 250 anos da construção da Torre dos Clérigos (2013), a obra mais célebre de Nicolau Nasoni, a Câmara Municipal de Matosinhos promoveu uma sessão de apresentação do livro «O Porto de Nasoni - Guia de Arquitetura e Património», o mais recente trabalho de Joel Cleto com fotografia de Sérgio Jacques.
A apresentação deste roteiro, feita por Sérgio Jacques, co-autor e responsável pela fotografia da obra, iniciou-se com um breve apontamento de música barroca tocada por alunos de música antiga da JAHAS – Academia de Artes, tendo-se seguido uma intervenção do Padre Américo Aguiar, Presidente da Irmandade dos Clérigos/Comissão Organizadora das Comemorações dos 250 anos da Torre dos Clérigos, uma conferência de Joel Cleto, intitulada “A obra de Nasoni em Matosinhos, tendo cabido, por último, ao Sr. Vereador da Cultura, Fernando Rocha, encerrar a sessão.
Com esta iniciativa a Câmara Municipal de Matosinhos pretende sublinhar o génio artístico e criador de Nicolau Nasoni, génio esse que se materializou igualmente em destacadas obras localizadas em Matosinhos. É o caso, entre outros, da Igreja do Bom Jesus de Matosinhos, do portal e outros elementos da Quinta dos Bispos, da Quinta do Chantre e da capela de S. Francisco na Quinta da Conceição em Leça da Palmeira (obra provável do próprio arquiteto).
Através deste guia o visitante conhecerá o trajeto pessoal e profissional daquele que é considerado “O Arquiteto do Porto” e quatro das obras-primas do barroco português que este artista produziu na cidade, a igreja da Misericórdia, a Torre dos Clérigos, a Quinta da Prelada e o Palácio do Freixo, ex-libris da cidade do Porto. Ao viajante são sugeridos também três percursos ao longo dos quais poderá contatar com cerca de outras duas dezenas de obras de Nasoni.
Uma visita guiada por dois autores que conhecem bem a sua cidade: o historiador Joel Cleto, autor premiado de programas televisivos, e o fotógrafo Sérgio Jacques.