
Projeto leva poesia a adultos em processo de aprendizagem de leitura e escrita
“Poetar sobre um autorretrato” é o desafio da 3.ª edição do “o Poeta Faz-se”, oficina promovida no âmbito do Plano Municipal de Leitura de Matosinhos, pela Biblioteca Municipal, junto dos formandos do projeto + Literacia da ADEIMA (Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos), ensina, desde 2020, adultos em processo de aprendizagem de leitura e escrita a fazer poesia. Nesta edição, a iniciativa conta com a participação especial do artista visual, poeta e rapper dos Dealema, MAZE. O resultado destes retratos poéticos será publicado em livro.
A oficina que transmite conceitos e ferramentas concretas de produção de poesia e que celebra a literacia vai desenvolver-se ao longo de 48 sessões, iniciadas em outubro deste ano e que se estenderão até março de 2023.
Hoje, 16 de novembro, pelas 09h30, o “Poeta Faz-se” estará no ATL do Bairro do Seixo e, de tarde, entre as 14h00 e as 17h00, no Centro Comunitário Bairro de Salazar. Amanhã, o projeto irá deslocar-se à Casa da Cultura de Perafita (09h30-12h30), e à Loja Antiga Câmara (14h00 às 17h00 e 18h00-20h00). Já no dia 18, sexta-feira, a aprendizagem da poesia será novamente levada aos formandos que estarão no ATL do Bairro do Seixo.
O projeto promove a reflexão autobiográfica de cada um dos cerca de 70 formandos do projeto +literacia em processo de aprendizagem de leitura e escrita e será enriquecida através de exercícios que trabalham a rima, assim como pela introdução de novas ferramentas artísticas, como a intervenção escrita, o desenho e a fotografia.
Para além da participação de formadores como Raquel Patriarca e Paulo Brás, “O Poeta Faz-se” conta nesta edição com a participação especial de MAZE. André Neves, mais conhecido como MAZE no âmago da cultura Hip Hop, usa, desde os anos 90, a palavra como arma de intervenção. MAZE começou por se evidenciar pelo graffiti para, mais tarde, se dedicar à escrita e à poesia, integrando, juntamente com Mundo Segundo, Fuse, Expeão e DJ Guze, uma das primeiras referências no Rap nacional, os Dealema. Ao longo de mais de duas décadas, tem vindo a assumir o papel de ativista, agitador e divulgador cultural, artista visual, poeta e educador.
O livro, que junta o resultado dos exercícios de escrita e as obras visuais desenvolvidas com MAZE no âmbito da oficina “O Poeta Faz-se”, será apresentado no dia 8 de dezembro deste ano, no âmbito da Festa da Poesia, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca.
























