Projeto da Autarquia leva poesia a adultos em processo de aprendizagem de leitura e escrita
A Câmara Municipal de Matosinhos, através do seu Plano Municipal de Leitura (PML) e em parceria com a ADEIMA – Associação para o Desenvolvimento Integrado de Matosinhos, no âmbito do projeto + Literacia, iniciou esta semana mais uma edição de “O Poeta Faz-se”, uma iniciativa que ensina, desde 2020, adultos em processo de aprendizagem de leitura e escrita a fazer poesia.
A parceria, desenvolvida pela Biblioteca Municipal e pela ADEIMA, pretende criar e desenvolver um projeto artístico comunitário dedicado ao público adulto vulnerável e em situação de risco social, que integre a promoção do livro e da leitura, que sensibilize para a literatura e que seja indutor de competências de literacia e societais.
A 4ª edição do “Poeta Faz-se” é uma produção Bairro dos Livros e visa ser mais uma ferramenta no apoio ao desenvolvimento e capacitação de adultos em risco de fragilidade social.
As oficinas vão trabalhar e desenvolver conceitos e ferramentas de incentivo à escrita e a sua relação com a oralidade através da leitura em voz alta e performances. A apreensão da palavra escrita e a sua verbalização em grupo vão permitir trabalhar outras competências como a postura, a vocalização e a relação com o espaço.
Este projeto de intervenção comporta atividades de sensibilização (oficinas, sessões de declamação), bem como o contributo dos participantes para a elaboração de uma instalação artística que sintetize e demonstre o contributo de todos os participantes., que culminará com a apresentação final dos trabalhos numa publicação.