
No Sábado, dia 9 de Junho, pelas 17 horas, o Vice-Presidente da autarquia, Dr. Nuno Oliveira, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, inauguraram a exposição de escultura da autoria de Paulo Neves “O Paraíso e um Dia”, que estará patente ao público até ao dia 12 de Agosto na Galeria Municipal. O Presidente da Assembleia Municipal, Dr. Manuel Dias da Fonseca, fez questão de marcar presença em mais um evento cultural da autarquia.
“Nesta Exposição, o escultor reveste paredes propondo novas cosmogonias, com elementos simbólicos de uma geometria assimétrica, irregular, desconhecida. Refiro-me ás ondulações das peças que derivam da arquetípica, roda, á semi-curva com vislumbres de rostos policromos, aos painéis colocados em código, segundo medidas variáveis e ritmos prováveis da natureza que, vistos de longe, lembram impressões digitais. ....... Há escadas brancas para o céu. Deus é representado como uma rosa branca no céu divino de Dante Alighieri, onde está acompanhado por almas eleitas, os espíritos bons. Porém, estas escadas não cumprem o seu destino”, escreveu Fátima Pombo no catálogo da exposição.
Paulo Neves nasceu em Cucujães, Oliveira de Azeméis, em 1959. Frequentou o Curso de Pintura da Faculdade de Belas Artes do Porto. De 1978 a 1981 conviveu e trabalhou com diversos artistas em vários países da Europa. Está representado no acervo do Museu de Arte Moderna do Porto; Museu de Arte Moderna, Ilha da Madeira; Museu Amadeo de Souza Cardoso; Museu da Electricidade e Casa da Luz, Funchal, Madeira, Museu de Lugo, Galiza, entre outros. Ganhou o concurso “Elementos Escultóricos e Baixo Relevos para a revitalização da Zona Histórica de Viseu” em 1999, Concebeu os troféus para as Galas de Desporto, organizadas pela revista Plantel em 2000, Menção Honrosa no Prémio Nacional de Escultura/Homenagem a Aureliano Lima, Gaia, em 2000. Cenário da peça “Medusa”, no âmbito do Imaginarius, Santa Maria da Feira, em 2002. Prémio Águas do Minho e Lima, XIII Bienal de Cerveira.
Paulo Neves participou em diversas exposições individuais e colectivas, entre outras, Galeria K61, Amsterdão, Holanda em 1989, Museu Amadeo de Souza Cardoso, Amarante em 1997, Galeria Menardie, Berlim, Alemanha, Centro Cultural de S: Lourenço, Almancil, em 1999, Simpósio Comemorativo do 5ºaniversário da passagem das muralhas de Lugo a Património Mundial em 2005, Simpósio Internacional de Escultura Passos Marinã, Corunha, Espanha e Bienal Internacional Fenosa, Corunha, Espanha.
Horário da Galeria Municipal:
Sábados, Domingos e Feriados das 15h00 às 18h00
2ª e 6ª feira – 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17
3ª, 4ª e 5ª feira- 9h00 às 17h30