Livro do fotógrafo João Pina apresentado na Galeria Manifesto
João Pina apresenta uma perspetiva menos turística da “cidade maravilhosa” fruto do trabalho realizado ao longo de uma década. O livro retrata o impacto que a preparação dos Jogos Olímpicos, em 2016, e do Mundial da FIFA, em 2014, teve na cidade do Rio de Janeiro.
Paralelamente aos investimentos avultados em infraestruturas desportivas, as condições de vida da população ressentiram-se da quebra no investimento em habitação, saúde e segurança. A taxa de homicídios subiu 20% em 2016. O número de roubos cresceu 40%.
“46750” é título da obra de João Pina, mas é também o número de homicídios ocorridos naquela cidade no espaço de uma década, sendo a média de 13 homicídios por dia.
João Pina é um fotógrafo freelancer português nascido em 1980. Em 2005 formou-se, em Nova Iorque, no International Center of Photography’s Photojournalism and Documentary Photography.
O seu trabalho surge em publicações como “The New Yorker”, “Stern Magazine”, “Days Japan”, “La Vanguardia”, “Newsweek”, “Time” “El Pais” e “The New York Times”, entre muitas outras.
João Pina recebeu já vários prémios internacionais. Além da exposição dos seus trabalhos em países como Estados Unidos da América, Brasil, Chile, Japão, Argentina, Portugal e França, João Pina editou dois livros “Por Teu Livre Pensamento” (2007) e “Condor” (2014).
O seu mais recente livro “46750” foi apresentado no último sábado na Galeria Manifesto, um espaço cultural localizado no Mercado Municipal de Matosinhos e dedicado à fotografia documental.
A apresentação da obra esteve a cargo de Teresa Siza, diretora do Centro Português de Fotografia. Presente esteve ainda a Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
