O mais recente livro de António Lobo Antunes, “O Meu Nome é Legião”, foi apresentado no dia 30 de Novembro, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, na presença do escritor que teve ao seu lado o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.
O mais recente livro de António Lobo Antunes, “O Meu Nome é Legião”, foi apresentado na passada sexta-feira, dia 30 de Novembro, pelas 21.30 horas, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, na presença do escritor que teve ao seu lado a fazer as “honras da casa” o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto e o Vereador responsável pelo Pelouro da Cultura, Fernando Rocha. Esta é a mais recente obra de António Lobo Antunes – Prémio Camões 2007, o mais importante prémio literário de língua portuguesa.
No livro, em que o título faz alusão a uma passagem do Novo Testamento, quando um demónio diz a Jesus Cristo " o meu nome é Legião, pois somos muitos", Lobo Antunes narra, através de um relatório de polícia, a vida dos jovens de um bairro social da periferia de uma grande cidade, num universo povoado de polícias e criminosos, todos eles “possessos de vários demónios”.
Neste seu novo livro, o autor aproxima-se do registo das crónicas, inovando a sua técnica narrativa, tornando-a mais atingível. É um livro mais pequeno e de menor complexidade do que as suas anteriores obras, mas com a mesma qualidade de escrita a que Lobo Antunes nos habituou.
António Lobo Antunes nasceu em Lisboa, em 1942. Estudou na Faculdade de Medicina de Lisboa e especializou-se em Psiquiatria. Exerceu, durante vários anos, a profissão de médico psiquiatra.
Em 1970 foi mobilizado para o serviço militar. Embarcou para Angola no ano seguinte, tendo regressado em 1973.
Todo o seu trabalho literário tem sido, ao longo dos anos, objecto dos mais diversos estudos académicos e de vários prémios, nacionais e internacionais. Por duas vezes, ganhou o Grande Prémio de Romance e Novela da Associação Portuguesa. Destacam-se também o Prémio Europeu de Literatura (Áustria), o Prémio Ovídio (Roménia), o Prémio Internacional de Literatura da União Latina (Roma), o Prémio Rosalía de Castro (Galiza), o Prémio Jerusalém de Literatura, o Prémio Ibero-americano das Letras José Donoso e o Prémio Camões, em 2007.
O autor conta com 17 obras editadas e três volumes de crónicas.