Sábado, dia 15 de Janeiro, o Mercado Municipal de Matosinhos está mais uma vez em festa, tal como acontece nos primeiros e terceiros sábados de cada mês.
Sábado, dia 15 de Janeiro, o Mercado Municipal de Matosinhos está mais uma vez em festa, tal como acontece nos primeiros e terceiros sábados de cada mês. Não perca a oportunidade de visitar uma obra pioneira do movimento moderno da arquitectura portuguesa inaugurada em 1952! Venha conhecer um mercado dentro do mercado! Venha comprar no Mercado Municipal de Matosinhos!
O "Mercado em Festa" é um espaço de divulgação das novas tendências na área do artesanato urbano, organizado pela Câmara Municipal de Matosinhos em parceria com a Ilha da Fantasia. Este novo conceito de um mercado dentro do Mercado contará com animação de DJ’S, concertos de novos artistas e várias actividades para crianças. Mais uma vez, marcam presença artesãos e artistas de todo o país, mostrando os seus diversos trabalhos de moda, bijuteria, pintura, découpage, artesanato urbano, gastronomia, entre outros.
O Mercado de Matosinhos continua, em larga medida, a constituir um núcleo sólido de relacionamento social da população residente no concelho, através da valorização da variedade dos produtos e a qualidade associada, (sobretudo nos produtos hortícolas e no peixe), e a relação de confiança e proximidade estabelecida entre o cliente e o vendedor bem como a satisfatória relação qualidade/preço, em contraste com a impessoalidade do atendimento e relacionamento nas grandes superfícies.
A imagem do Mercado de Matosinhos dificilmente se poderá dissociar do centro tradicional da cidade, em particular da Quadra Marítima, sendo desde sempre um ponto de referência incontornável, não só para a população residente bem como para o visitante ocasional, sendo perspectivado enquanto espaço âncora para a revitalização urbanística e comercial do centro histórico da cidade de Matosinhos.
O Mercado Municipal de Matosinhos começou a ser construído em 1947, na sequência da demolição do anterior mercado e da capela que ali existia. Foi inaugurado a 27 de Maio de 1952 pelo então Presidente da República, Craveiro Lopes. Contudo, abriu ao público apenas a 1 de Agosto. Obra marcante do Movimento Moderno, esta infra-estrutura foi alvo de uma profunda requalificação, ganhando um novo rosto e uma nova vida.