
23.05.11
Quem o diz é a Revista Time Out Porto de Maio de 2011, numa edição centrada no tema “Feiras & Mercados: tudo o que precisa saber para ir às compras sem entrar num supermercado”.
“Só para ter uma ideia, há meia dúzia de semanas foram colocadas placas em cada banca com nomes deliciosos como “A Sementinha do Mercado” ou “António Frutas”. Um mimo. E há elevadores. Vendem-se bagas goji nas sementeiras, há uma banca de alimentação biológica e até montaram uma instalação com árvores, plantas e flores à entrada para celebrar a Primavera no Mercado”, podemos ler neste artigo que dedica uma página ao Mercado de Matosinhos.
Neste artigo, a Time Out Porto chama a atenção para a Requalificação da Quadra Marítima de Matosinhos, onde se inclui o Mercado, e para o conceito “Espaço Quadra”. Trata-se de um projecto da Câmara Municipal de Matosinhos, em colaboração com a ESAD- Escola Superior de Artes e Design, que aposta num espaço cultural com uma programação regular, que vem colmatar uma lacuna na cidade e na região. Numa primeira fase, e enquanto o edifício da futura sede (antiga Caixa Geral de Depósitos), situado na rua Brito Capelo, está a ser alvo de um projecto arquitectónico de requalificação (com conclusão prevista para 2012), o Espaço Quadra funciona na Galeria, da autoria do arquitecto Siza Vieira, no Mercado de Matosinhos.
No futuro, o Espaço Quadra albergará uma concept store, um espaço de exposição e venda de produtos nacionais/de interesse histórico, de ícones da história do design, de produtos desenvolvidos pelos alunos da ESAD, e de uma linha de objectos desenvolvidos e produzidos especialmente para a loja. O Espaço Quadra terá ainda um centro de investigação e formação avançada, que numa primeira fase promoverá workshops e cursos no âmbito do programa de formação creditada de curta duração ESAD/LAB. No decorrer do ano, nas alas do Mercado, será também implementada uma incubadora de empresas e um espaço de coworking.
“Isto, aliado ao “mercado em festa”, uma feira de artesanato urbano que decorre no mercado no primeiro e no terceiro sábado de cada mês, faz com que, apesar da crise, as coisas mexam mais que o normal”, pode-se ler no artigo da Time Out Porto, que acrescenta: “É impossível ficar indiferente aos cartazes que o espaço Quadra colocou na fachada no âmbito da exposição de Isidro Ferrer (116 Carteles” que esteve patente até Abril. E a partir de agora vai ser sempre assim: arte, design, peixe fresco, artesanato urbano, tudo junto”.
De facto, a imagem do Mercado de Matosinhos dificilmente se poderá dissociar do centro tradicional da cidade e do concelho de Matosinhos, sendo desde sempre um ponto de referência incontornável, não só para a população residente bem como para o visitante ocasional entre os quais se encontram em particular os turistas.
O Mercado de Matosinhos continua, em larga medida, a constituir um núcleo sólido de relacionamento social da população residente no concelho, através da valorização da variedade dos produtos e a qualidade associada, (sobretudo nos produtos hortícolas e no peixe), e a relação de confiança e proximidade estabelecida entre o cliente e o vendedor bem como a satisfatória relação qualidade/preço, em contraste com impessoalidade do atendimento e relacionamento nas grandes superfícies.
Particularmente o Mercado de Matosinhos, devido à sua localização, terá que ser perspectivado enquanto espaço âncora para a revitalização urbanística e comercial do centro histórico da cidade de Matosinhos.
A Câmara Municipal de Matosinhos continua, assim, a defender a estratégia de potenciar o aumento da sua competitividade e o aumento da cota na comercialização de produtos frescos locais e de qualidade, através da diversidade comercial, com a dinamização dos produtos do mar e de horticultura locais, o desenvolvimento do sector primário do concelho, a criação duma imagem de qualidade e de modernidade, realçando as suas potencialidades e actuando sobre os seus constrangimentos.

Conteúdo atualizado em25 de maio de 2011às 17:52
