Dia 28 de novembro, pelas 10h00, Adélia Carvalho dinamiza oficina para crianças no âmbito do Plano Municipal de Leitura
![]()
Amanhã, 28 de novembro, pelas 10h00, crianças dos 7 aos 12 anos poderão participar, durante 1h30m, na oficina «O Livro da Minha Vida», com dinamização de Adélia Carvalho.
A iniciativa, inserida no Plano Municipal de Leitura (PML) , tem como objetivo a construção de um pequeno livro artesanal, associando recursos de texto e imagem (desenho, colagem, pintura, etc) a um objeto material diretamente ligado à vida interior da criança. «Onde é que eu nasci?», «Como é a minha família?», «Como é a casa dos meus sonhos?», «Se eu fosse um animal, seria o quê?», «O que quero ser quando for grande?». Serão dadas estas e outras pistas, a partir das quais a criança partirá para a exploração da sua criatividade e identidade, o que inclui a expressão das suas emoções, valores e experiências adquiridas. O livro será composto por cada criança recorrendo a materiais simples como folhas de fotocopiadora, recortes de revistas, lápis de cor, etc.
O PML pretende constituir-se como uma estratégia integrada de promoção do livro e da leitura e, nesse sentido, procura enquadrar um conjunto de iniciativas que já faziam parte do programa cultural da autarquia, acrescentando-lhe novas atividades e, fundamentalmente, uma visão abrangente e estratégica. Não se limita, por isso, aos espaços e públicos mais convencionais, indo igualmente ao encontro, por exemplo, da população prisional do concelho e dos mais idosos.
Neste caso, a oficina “O Livro da Minha Vida” destina-se a crianças dos 7 aos 12 anos, que durante cerca de hora e meia, poderão partilhar experiências com Adélia Carvalho.
Adélia Carvalho nasceu em Penafiel, distrito do Porto. É licenciada em Educação de Infância pela Escola Superior de Educação do Porto. Em novembro de 2008, abriu um espaço literário infantil e juvenil na cidade do Porto: Papa-Livros, vocacionado para a promoção e criação de comunidades de leitores ativamente participativos e criativos. Conta e escreve histórias para os mais novos, e tem marcado presença nos mais diversos eventos literários, como as Correntes d’Escritas, o Festival Literário da Madeira, o Festival Literário de Castelo Branco, o LeV — Literatura em Viagem e ainda em representações internacionais, como os casos das Feiras do Livro de Bolonha e de Bogotá. Estreou-se na escrita em 2009 com Livro dos Medos. Seguiram-se Matilde Rosa Araújo — Um olhar de menina, A Crocodila Mandona, Elefante em Loja de Porcelanas, Nadav, Era Uma Vez Um Cão e O Rei Vai à Caça. Os seus livros estão traduzidos e editados em diversos países como Brasil, Colômbia, Canadá, Alemanha, Áustria, Suécia, Estados Unidos da América e Austrália. É ainda fundadora, com a ilustradora Marta Madureira, da editora TCHARAN.
