Investimentos incluem um novo quebra-mar, um novo Terminal de Contentores e melhorias no porto de pesca
A Ministra do Mar assinalou hoje o lançamento do concurso para o prolongamento do quebra-mar exterior do Porto de Leixões em 300 metros e para o aprofundamento do canal de acesso e da bacia de rotação.
O investimento, no valor de 147 milhões de euros, permitirá melhorar as condições de segurança e navegabilidade da barra, e viabilizar a entrada de navios de maior dimensão.
Estas intervenções integram a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente- Horizonte 2026.
A conclusão está prevista para 2023. A obra do prolongamento do quebra-mar, no valor de 60 milhões de euros, conta com uma comparticipação comunitária de 31 milhões de euros, no âmbito do COMPETE 2020. Já o aprofundamento do canal de acesso e da bacia de rotação, no valor de 87 milhões de euros, é cofinanciada em 17,4 milhões de euros, no âmbito do CEF- Connecting Europe Facility- Transport Blendind.
Ana Paula Vitorino anunciou ainda um novo Terminal de Contentores no molhe sul, numa cerimónia que se realizou esta tarde no Terminal de Cruzeiros de Leixões.
O novo Terminal representa um investimento privado na ordem dos 70 milhões de euros e terá fundos de -14,8 metros, uma linha de cais de 360 metros num terrapleno de 16 hectares e capacidade de movimentação de 435 mil TEUS. A conclusão está prevista para 2024.
A Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) vai também melhorar as condições de operação do porto de pesca, através da criação de um novo entreposto frigorífico, de uma nova fábrica de gelo ou de uma nova linha de cais para acostagem de embarcações de pesca, entre outras melhorias.
A presidente do Conselho de Administração da APDL admitiu que “este dia muito especial “representa “a concretização de um sonho há muito ambicionado”. “Estas são intervenções estratégicas e determinantes para o reforço da competitividade do Porto de Leixões”, frisou Guilhermina Rego.
“Matosinhos beneficia muito com a presença do Porto de Leixões”, declarou Luísa Salgueiro. A Presidente da Câmara Municipal destacou a presença no território de 500 empresas do sector da logística, que empregam cerca de quatro mil pessoas, e que registam num volume de negócios na ordem dos 700 milhões de euros.
A edil referiu ainda o contributo do Terminal de Cruzeiros para o crescimento do turismo de Matosinhos. Relativamente a um eventual impacto das intervenções previstas para o Porto de Leixões, a autarca manifestou o compromisso de acompanhar e de analisar as opções tomadas para a concretização deste investimento, de forma a mitigar qualquer impacto que se venha a verificar.
Também a Ministra do Mar realçou que “é importante preservar todas as atividades da economia do mar, seja a pesca, a restauração ou as atividades náuticas”. “Queremos todos que estas atividades continuem numa rota de crescimento. Vamos, por isso, tentar mitigar efeitos negativos que surjam”, disse.
Ana Paula Vitorino considerou que “este investimento é imprescindível para o crescimento do Porto de Leixões”. “O Porto de Leixões está a chegar a uma fase que ou cresce ou desaparece. A opção não pode ser deixar de crescer de uma forma sustentável. Esta obra é absolutamente necessária por questões de segurança e de projeção económica”, explicou a governante.
Ana Paula Vitorino anunciou também que a APDL irá construir uma réplica do Titan, “um ícone de Matosinhos, que honra a o passado”, no valor de 1,35 milhões de euros.
Presentes na cerimónia estiveram ainda o Secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, da presidente da Assembleia Municipal de Matosinhos, Palmira Macedo, o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora dos Recursos Humanos, Ângela Miranda, o Vereador da Educação, António Correia Pinto, o Vereador da Mobilidade, José Pedro Rodrigues, os vereadores Narciso Miranda, Ana Fernandes e António Parada, e o administrador da MatosinhosHabit, Tiago Maia.
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