O Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery recebeu na noite de ontem o espetáculo de ópera cómica “O Elixir do Amor”, uma das óperas mais famosas e de maior sucesso de Donizetti.
Uma das óperas mais amadas de Gaetano Donizetti, O Elixir do Amor é um espetáculo em dois atos que estreou no Teatro della Canobbiana de Milão, na Itália, em 12 de maio de 1832. Com poesia e música criadas em duas semanas, por encomenda do gerente do teatro, a história original passa-se numa aldeia basca no final do século XVIII, onde Nemorino, um rapaz ingênuo e pobre, se apaixona por Adina, moça rica, que está interessada em Belcore, um militar de passagem pela região. Nemorino encontra no Elixir do Amor, comercializado pelo charlatão Dulcamara, o remédio para solucionar o seu mal de amor.
Com encenação de Pedro Ribeiro, a ópera “O Elixir do Amor” é rica de melodias inspiradas (lembremo-nos de “Una furtiva lagrima”), de cenas cómicas (a famosa cena da embriaguez de Nemorino) de personagens caricatos (o vaidoso Belcore e o exuberante Dulcamara), fazendo uma união perfeita entre o requinte do belcanto e a melhor teatralidade da ópera buffa do século XIX italiano.
Ficha técnica:
Elenco: Nemorino: André Lacerda Adina: Sara Braga Simões Belcore: Job Tomé Dulcamara: André Henriques Giannetta: Paulina Sá Machado
Coro: Moços do Coro Direcção Musical: António Sérgio Ensemble instrumental
Encenação: Pedro Ribeiro Figurinos: Inês Mariana Moitas Cenografia: Ana Gormicho Desenho de Luz: Nuno Almeida