“Queen Elizabeth” chegou ao Porto de Leixões com cerca de 2000 turistas a bordo.
Hoje a Marginal de Matosinhos ganhou em enquadramento paisagístico diferente do habitual. O “Queen Elizabeth”, o gigantesco cruzeiro da empresa britânica Cunard, chegou esta sexta-feira ao cais de cruzeiros do Porto de Leixões.
Este é o maior navio de passageiros que por ali passou, transportando cerca de dois mil turistas: uma estreia que só foi possível graças a este novo cais.
Este navio de grande porte tem uma área equivalente a três campos de futebol e mais de 90 mil toneladas de peso. As dimensões são tão grandes que as manobras de atracagem demoraram perto de uma hora.
O Cais de Cruzeiros que hoje recebeu o “Queen Elizabeth” foi inaugurado no passado mês de Abril, representando um investimento global de 21 milhões de euros tendo demorado cerca de um ano a ser construído. Além do novo cais para cruzeiros com capacidade para a acostagem de navios até 300 metros de comprimento, foi também construído um cais fluvio-marítimo para acostagem de embarcações que permitem organizar itinerários turísticos no Rio Douro a partir de Leixões.
Este cais corresponde à primeira fase do Terminal de Cruzeiros de Leixões que deverá ficar concluído até 2013. Os estudos de mercado realizados apontam que apenas cinco anos depois, em 2018, passarão anualmente por Leixões cerca de 110 navios de cruzeiro com mais de 125 mil passageiros, um acréscimo significativo na procura turística da região que providenciará uma receita anual de 11 milhões de euros para os sectores da restauração, transportes, compras, cultura e lazer do Porto e Norte de Portugal.
Desde que inaugurou, em Abril deste ano, o novo Cais de Cruzeiros tem vindo a assumir-se como uma porta de entrada de turistas na região. Em sete meses, Matosinhos já recebeu cerca de 60 navios com cerca de 50 mil turistas a bordo. Em 2012, o Porto de Leixões espera aumentar ainda mais as visitas internacionais.