Conferência que assinala os 30 anos do CIAC decorre amanhã, 3 de maio
O secretário de Estado da Defesa do Consumidor, João Torres, e a presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro, participam amanhã, pelas 14h30, na conferência “O Passado e o Futuro do Consumo. O Desafio de um consumo sustentável”, que assinala o trigésimo aniversário do Centro de Informação e Apoio ao Consumidor (CIAC) da Câmara Municipal de Matosinhos.
O evento terá lugar no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contará com as intervenções de Mário Frota, presidente da Associação Portuguesa do Direito do Consumo, Isabel Afonso, diretora do Tribunal Arbitral de Consumo do Porto, e Luís R. Vieira, biólogo e investigador do CIIMAR-UP.
Destinado a formar e informar os cidadãos dos seus direitos e deveres enquanto consumidores, a criação, há 30 anos, do Centro de Informação e Apoio ao Consumidor de Matosinhos constituiu uma iniciativa pioneira. O gabinete atua em articulação com entidades como o Instituto do Consumidor, o Centro de Informação de Consumo e Arbitragem do Porto (CICAP) e a Associação Portuguesa de Direito de Consumo, auxiliando a resolução de conflitos.
A crescente importância das questões do consumo na vida dos cidadãos tem vindo, aliás, a ser atestada pelo crescente recurso aos serviços do CIAC. O número de atendimentos realizados neste serviço municipal registou, só em 2018, um aumento de 54% face ao ano anterior.