A partir de quinta-feira, as portas da Exponor estarão abertas ao público. Entre os dias 21 e 24, quem vier à Exponor vai poder ver os carros, os pilotos e toda a animação em torno de uma das maiores competições do mundo automóvel.
![]()
O centro nevrálgico do WRC Vodafone Rally de Portugal já está montado e a Exponor, em Matosinhos, é a sua casa. As equipas que, entre os dias 21 e 24, vão disputar este aguardado regresso da competição ao Norte do país começam agora a preparar o arranque dos motores. No dia 21, o público passará também a ter acesso a todo o circo montado no centro de congressos de Matosinhos.
O acesso de público ao Service Park do Vodafone Rally de Portugal, na Exponor, será gratuito. Ali, os visitantes poderão circular pelos vários pavilhões para ver os pilotos, os carros e as equipas técnicas de assistência aos bólides. Está prevista a realização de sessões de autógrafos, de conferências de imprensa abertas e de conversas com alguns dos pilotos em prova e também, entre outros, com Michelle Mouton, campeã da década de 1980. Haverá, contudo, zonas de acesso limitado apenas a pessoal credenciado.
Na Exponor, o público poderá ainda assistir (de manhã, a meio do dia e ao fim da tarde) à partida e ao regresso dos carros no início e no fim de cada uma das classificativas. As primeiras acelerações a sério acontecerão no dia 21, a partir das 7h30, quando os candidatos a suceder a Sébastien Ogier rumarem a Paredes para o Shakedown que abre o rali. Depois, ao início da tarde, os WRC rumarão a Guimarães para a Cerimónia de Partida.
No domingo, pelas 14h40, terá lugar também na Exponor o momento mais alto do rali. A Cerimónia de Pódio será de entrada livre para todos aqueles que queiram assistir à consagração dos vencedores nas bancadas do estádio montado para o efeito na Avenida Dr. António de Macedo.
De referir ainda que as entradas e saídas dos automóveis a caminho das classificativas, bem como a montagem/desmontagem do pódio vão obrigar a alguns condicionamentos de trânsito nas imediações da Exponor.
Nesse sentido, e com a finalidade de alertar as pessoas para os condicionamentos de trânsito que irão ocorrer, irão ser colocados painéis indicativos de trânsito condicionado junto à Exponor, em diversos locais, acompanhados pelos respetivos desvios a realizar, a saber:
- Inicio da Rua Veloso Salgado (lado nascente)
- Rotunda de confluência da Alameda Infanta Dona Mafalda com a Avenida Arquitecto Fernando Távora
- Rotunda de confluência das Ruas Almeiriga Norte, Coronel Hélder Ribeiro e Armando Vaz
- Rua Coronel Hélder Ribeiro com Travessa Helena Vieira da Silva (zona de inversão de marcha)
- Entroncamento da Coronel Hélder Ribeiro com a Rua Belchior Robles
Saliente-se que irá ficar fechado ao trânsito, o troço da Avenida Dr. António Macedo, entre a Rua Veloso Salgado e a Rua de Camposinhos, sendo os condutores alertados deste constrangimento, com a devida antecedência e aconselhados a seguir caminhos alternativos, de acordo com as placas de desvio que irão existir no local.
Irá igualmente ficar condicionada a Avenida Dr. Antunes Guimarães, no troço compreendido entre as saídas norte e sul da A28 e a Avenida Dr. António Macedo, ficando, em cada sentido de circulação, uma faixa de rodagem destinada às viaturas autorizadas do Rally e a outra destinada ao trânsito em geral, devidamente separadas através de flatcones e painéis indicativos de faixas exclusivas ao Rally.
Saliente-se que os serviços da autarquia irão proceder à implementação de toda a sinalização de trânsito necessária, para realizar as interrupções e respetivos desvios alternativos e todo o evento será devidamente acompanhado por agentes das Forças de Segurança, de forma a que se minimizem as dificuldades de circulação em toda a zona envolvente à Exponor.
