
Na Quinta-feira, 27 de Setembro, O Salão Nobre dos Paços do Concelho, recebeu mais uma conferência inserida no ciclo “Novos Estudos Matosinhenses”. António Gomes dissertou sobre o tema “Um Olhar sobre a Indústria das Conservas em Matosinhos”. A iniciativa “Novos Estudos Matosinhenses” pretende contribuir para a divulgação dos trabalhos de investigação mais recentes que têm vindo a ser realizados. Este ciclo de conferências tem uma periodicidade mensal e decorre na última quinta-feira do mês, pelas 18h00 no Salão Nobre dos Paços do Concelho.
A indústria conserveira, primeiro com as conservas em salmoura e, mais tarde, com as conservas em molhos, foi um dos mais importantes motores de desenvolvimento do concelho de Matosinhos ao longo do século XX. Matosinhos, após a construção do Porto de Leixões, reunia condições ímpares para a atracção e fixação desta indústria. Associado às conservas desenvolveu-se uma importantíssima comunidade piscatória, marcando profundamente a fisionomia da cidade de Matosinhos. Na sua época áurea a indústria conserveira e a pesca destinada ao seu abastecimento em matéria-prima, chegaram a constituir os sectores que empregavam a esmagadora maioria da população da Vila de Matosinhos.
Nesta conferência, António Gomes traçou a história dos primeiros estabelecimentos conserveiros e dos seus fundadores, os diferentes métodos de conservação do peixe, assim como a evolução técnica do fabrico das conservas. O conferencista abordou ainda o impacto desta indústria em Matosinhos, tanto em termos económicos como a nível da arquitectura e urbanismo.
António de J. Gomes licenciou-se em História na Faculdade de Letras do Porto e frequentou o curso de bibliotecário-arquivista em Coimbra. Leccionou no ensino liceal e exerceu o cargo de bibliotecário, entre outras, na Biblioteca Municipal de Matosinhos, de onde se aposentou em 1998. Após a aposentação, tem-se dedicado à investigação histórica sobre o concelho de Matosinhos, particularmente para o período referente aos séculos XIX e XX. Publicou diversos trabalhos sobre estes temas, nomeadamente os livros “Actividades Económicas de Matosinhos (1850-1910)” e “Testemunhos da História”.
Os estudos à volta da história e do património cultural de Matosinhos têm conhecido, nos últimos anos, um notável incremento. Têm sido produzidos recentemente diversos trabalhos de investigação histórica que ampliam o nosso conhecimento sobre a história de Matosinhos.
Actualmente a bibliografia relativa a temas matosinhenses possui já uma considerável extensão, o que vem também demonstrar o significativo empenho da Câmara Municipal de Matosinhos na publicação de obras com interesse para a história do concelho.