Investimento de 530 mil euros na mobilidade concluído no arranque do ano letivo.
Preocupado com as condições de mobilidade e de segurança de alunos, professores e encarregados de educação, o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos visitou, no dia 11 de Julho, as obras em curso nos novos arruamentos nas zonas envolventes das escolas EB de Matosinhos, EB1/JI do Padrão da Légua e EB1/JI Quinta do Vieira.
“Estamos já a preparar o próximo ano letivo. Em três anos, construímos 28 novas escolas. Havia pequenos complementos que eram decisivos para melhorar o acesso às escolas, assegurar as condições de atravessamento em segurança e qualificar a malha urbana. Quando candidatamos os projetos das escolas ao financiamento do QREN, os fundos não abrangeram os arranjos urbanísticos das escolas. Face às necessidades, fizemos esta intervenção”, explicou o Dr. Guilherme Pinto.
A intervenção abrange, além das faixas de rodagem, passeios, baías de estacionamento, passeios em slurry e passadeiras para atravessamento de peões.
Na zona envolvente à EB de Matosinhos, irá nascer um novo arruamento com 370 metros de ligação da Rua Augusto Gomes e Rua de Goa. Na EB1/JI do Padrão da Légua, será construído um novo arruamento com 120 metros de ligação da Rua Dr. Frei Luís Álvaro de Távora e Travessa Central do Seixo. Em Custóias, junto à EB1/JI Quinta do Vieira, um novo arruamento com 150 metros irá ligar as ruas Joaquim Ribeiro e Salgueiro Maia.
“Estamos a criar condições para que trânsito flua. São pequenas medidas, mas com grandes efeitos, pois vão alterar por completo o funcionamento das escolas”, garante o Dr. Guilherme Pinto.
O investimento ronda os 530 mil euros. As obras estão a ser executadas no período de férias escolares para que possam estar concluídas no início do novo ano letivo. Presentes na visita estiveram ainda o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha.