29.06.11
Câmara de Matosinhos é a primeira do país a criar funcionalidades próprias para surdos e invisuais.

“Chegamos ao topo da pirâmide em termos de novas tecnologias. Não há melhor forma de comemorar o 26º aniversário da elevação da cidade do que esta”, disse o Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, hoje, dia 29 de Junho, no lançamento da nova página da Autarquia na Internet.
“Sedutora”, “solidária”, “modernidade”, “cúmplice” e “partilha” foram as cinco características apontadas pelo Dr. Guilherme Pinto sobre a nova página agora acessível a todos os cidadãos, graças ao contributo da ACAPO- Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e ASASM- Associação de Surdos de Apoio a Surdos de Matosinhos.
A nova página da Internet da Autarquia foi apresentada, na Sala de Sessões Pública, pelo Vice-presidente, Dr. Nuno Oliveira, que, através de uma navegação, deu a conhecer as novas funcionalidades para deficientes visuais e auditivos.
Foram criadas novas soluções para os deficientes visuais, com a vocalização do site, que lhes permite, por exemplo, ouvir as notícias. Também os conteúdos da página foram traduzidos para língua gestual portuguesa em suporte de vídeo.
A Câmara Municipal de Matosinhos é a primeira Autarquia do País a tornar a sua página da Internet acessível a todos, na sequência da aposta na e-democracia, projecto iniciado em 2006 e que agora culmina numa verdadeira revolução no que respeita à igualdade.
A nova página da Internet da Câmara Municipal de Matosinhos permite uma maior participação dos cidadãos, concentrando num único sítio todas as formas possíveis de interactividade com a Autarquia, através de um menu especializado e da ligação às redes sociais.
“A página está mais atractiva, simplifica a busca da informação, logo simplifica a vida aos cidadãos, que é um dos nossos objectivos”, explicou o Dr. Nuno Oliveira.
Visitas virtuais a 360º aos principais monumentos da cidade, acesso à revista municipal, consulta da bolsa de emprego e dos planos em discussão, acesso à Loja do Munícipe On-line, são alguns dos conteúdos do menu. Toda a estrutura da página foi desenhada para navegação em computadores, smartphones e tablets.
Outra das novidades é a possibilidade dos munícipes ligarem gratuitamente para a Câmara de Matosinhos. Ao inserir o seu número de telefone no site, é estabelecida de imediato uma chamada telefónica com o call center da autarquia.
Estas alterações só foram possíveis graças ao contributo dos munícipes que, com as suas sugestões, através de um inquérito de satisfação, desafiaram a Câmara de Matosinhos a melhorar cada vez mais a sua relação de proximidade com a comunidade.
Convidado especial da cerimónia, Daniel Catalão, jornalista da RTP, falou da importância das redes sociais, já que “permitem que cada um de nós produza a sua própria informação”.
Facebook, Hi 5, Twitter, Myspace são as mais conhecidas do grande público de um conjunto de cerca de 350 redes sociais existentes em todo o mundo. “As redes sociais são um espelho de sociabilização. O grande segredo das redes sociais é a partilha imediata, daí a importância da aplicação das redes sociais nos telemóveis e nos smartphones”, referiu Daniel Catalão.
O jornalista da RTP alertou para as inúmeras vantagens do Facebook, com cerca de 600 milhões de utilizadores, mas igualmente para os perigos da exposição pública e dos comportamentos de risco, da partilha de contactos e de conteúdos, frisando que “o que é publicado, fica para sempre”, daí que tenha apelado à “autodisciplina”.
Comparando as autarquias às empresas, que medem frequentemente o grau de satisfação dos consumidores e alteram os seus produtos, Daniel Catalão elogiou a postura da Câmara de Matosinhos por ter alterado o seu site em função das necessidades dos seus munícipes.
Por sua vez, o Presidente da Câmara de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, salientou que “o próximo desafio é ter a capacidade de nos anteciparmos a qualquer outro na criação de novas funcionalidades”.
Presentes no lançamento do novo site estiveram o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, e o Vereador do Desporto, Dr. José Guilherme Aguiar. De realçar que a sessão foi traduzida simultaneamente para língua gestual portuguesa.

Conteúdo atualizado em29 de junho de 2011às 17:01
