5,4 milhões de euros de obra em curso para concluir renovação do parque escolar.
Mais de 650 alunos terão, já a partir do próximo ano letivo, novas condições de aprendizagem. Em setembro entrarão em funcionamento a EB1/JI Passos Manuel (Guifões), a EB1/JI Igreja Velha (S. Mamede de Infesta) e a EB1/JI Estádio do Mar (Senhora da Hora).
A conclusão destes três estabelecimentos de ensino, prevista para finais de maio, assinala o fim de um ciclo de requalificação no parque escolar do Concelho, iniciado em 2006.
As três empreitadas, orçadas em 5,4 milhões de euros, contaram com financiamento do QREN- Quadro de Referência Estratégico Nacional (85%), sendo o restante suportado pela autarquia (cerca de 2 milhões de euros).
O Presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Dr. Guilherme Pinto, visitou hoje as obras, juntamente com o presidente da União de Freguesias de Guifões, Custóias e Leça do Balio, Eng. Pedro Gonçalves, e o presidente da União de Freguesias da Senhora da Hora e S. Mamede de Infesta, António Moutinho Mendes.
Atualmente com quatro turmas, a EB1/JI Igreja Velha terá duas salas de atividades para a educação pré-escolar e oito salas de aulas para o 1º Ciclo do Ensino Básico, aumentando a capacidade para cerca de 200 crianças. A nova escola Velha terá, assim, valências como sala de Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), biblioteca, polivalente, refeitório com cozinha, recreio coberto e parque infantil. Com estas novas instalações, será desativada e encerrada a EB da Asprela.
Em Guifões, a construção da nova EB Passos Manuel permitirá criar 12 salas de aula autónomas, partilhando apenas com o atual edifício os acessos e a cozinha. Sala para AEC, biblioteca, polivalente, refeitório com cozinha de receção (copa de acolhimento) e recreio são outras das novas valências previstas no projeto que abrangerá cerca de 200 alunos.
Com as novas instalações, será encerrada a EB Monte Ramalhão. O atual edifício será remodelado e adaptado para acolher três novas salas de pré-escolar.
A nova EB 1/JI Estádio do Mar terá 8 salas do 1º Ciclo, 4 salas de Jardim de Infância, 1 AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), biblioteca, sala polivalente, balneários masculinos e femininos, sala de professores, sala de pais, gabinete de atendimento, gabinete de apoio educativo, refeitório com cozinha de confeção, instalações sanitárias para alunos, pessoas com mobilidade reduzida, professores e pessoal não docente, vestiário/ balneário para funcionários, entre outras valências.
Com a conclusão da EB Estádio do Mar, as atuais instalações da EB da Cruz de Pau, que acolhe 264 alunos, será desativada.
“Com estas três obras, no valor global de 5,4 milhões de euros, vamos fechar o ciclo, iniciado há nove anos, de requalificação do parque escolar”, sublinhou o Dr. Guilherme Pinto.
O programa lançado pela Câmara Municipal de Matosinhos envolveu 26 centros escolares, 7500 alunos e um investimento municipal superior a 50 milhões de euros.
![]()
