9 conferências e uma exposição iconográfica e bibliográfica sobre o Mártir S. Sebastião
A Câmara Municipal de Matosinhos está a promover entre os meses de Maio e Julho, todas as quartas-feiras pelas 18h, na Biblioteca Municipal Florbela Espanca, um ciclo de conferências proferidas pelo Prof. António Cunha e Silva, intitulado “Novenário a D. Sebastião”, com a última conferência a coincidir com a semana das Festas ao Mártir S. Sebastião, que se realizam todos os anos em Matosinhos.
Ontem, dia 15 de Maio, decorreu a primeira conferência com o tema “S. Sebastião Soldado Romano”. O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Cultura, Fernando Rocha marcaram presença na sessão.
A tradição local e as manifestações religiosas associadas a S. Sebastião, dão o mote a este ciclo de 9 conferências e uma exposição iconográfica e bibliográfica.
A realização desta iniciativa é resultado de um exaustivo trabalho de investigação sobre a iconografia e as manifestações religiosas associadas ao Mártir S. Sebastião, trabalho este que pretendeu “redescobrir” o papel da tradição, da religiosidade e dos valores culturais na construção de uma identidade, e a forma como estes se perpetuam, conservando a sua contemporaneidade, nas atuais manifestações culturais das gentes de Matosinhos.
As conferências estão divididas em temas que abordam aspetos fundamentais para ajudar a compreender o culto a S. Sebastião na sua interação religiosa; social e cultural. Desde as primeiras manifestações de devoção e religiosidade durante a primeira fase do cristianismo, às raízes do culto em Portugal, impossível de dissociar dos endémicos conflitos bélicos vividos e das pestes sazonais, sinónimos de fome e morte.
No decurso desta iniciativa será realizada uma exposição iconográfica e bibliográfica sobre o Mártir com várias peças da colecção pessoal do Prof. António Cunha e Silva, complementada com património da Câmara Municipal de Matosinhos. A exposição terá lugar no átrio da Biblioteca Municipal Florbela Espanca, entre 19 de Junho e 19 de Julho.
António Cunha e Silva nasceu em Leça da Palmeira em 1941.
Diplomado pelo Conservatório de Música do Porto, foi membro da Orquestra Sinfónica e do Quarteto de Cordas do Porto.
Foi professor de violino e Presidente do Conselho Diretivo do Conservatório do Porto. Foi também director da Academia de Música de Matosinhos, Conservatório da Maia e o Conservatório da Covilhã.
António Cunha e Silva publicou diversos livros, sempre ligados a gentes e a histórias de Matosinhos: “Óscar da Silva – Lugares de Leça”, Augusto Gomes – Sonata da Saudade”, “Matosinhos. As Vozes e os Gestos”, os três livros edições da Câmara Municipal de Matosinhos.
Publicou também “Raúl Brandão – História do Batel Vae com Deus e da sua Companha”, “António Mendes – Leça, Espelho de Memória e Luz”, “Irene Vilar – Do Rumor da Água ao Som do Bronze”; “Naufrágio de 1947 … Toda a saudade é um cais de pedra”, em co-autoria com Belmiro Galego, uma co-edição da Câmara de Matosinhos e da Junta de Freguesia, “Óscar da Silva – nostalgias do Brasil,2, “Óscar da Silva- Universo Açoriano”, “Lendário de Matosinhos” em co-autoria com Alfredo Barros, entre outros.
Programa:
22 de Maio
S. Sebastião o culto em Portugal
29 de Maio
S. Sebastião Fome, Peste e Guerra
5 de Junho
S. Sebastião hemisfério da Portugalidade
12 de Junho
S. Sebastião no Reino de D. Sebastião
19 de Junho
Sebastião na Arte Portuguesa I
26 de Junho
S. Sebastião na Arte Portuguesa II
3 de Julho
Sermões, Lendas e Orações
10 de Julho
Matosinhos, bênção do Mar
Exposição iconográfica e bibliográfica: 19 de Junho - 19 de Julho
![]()
