O Clube BTT Matosinhos – Associação de Bicicletas de Todo o Terreno e o Grupo Desportivo 4 Caminhos vão ter nova sede social localizada no edifício do Pré-Escolar da EB1 da Biquinha, na freguesia de Matosinhos. Os protocolos que formalizam esta cedência da Autarquia de Matosinhos foram assinados na sexta-feira, dia 3 de maio, no próprio local.
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, e o Vereador da Educação, Prof. Correia Pinto, marcaram presença neste momento de grande importância para as duas colectividades que, desta forma, vão poder dar um novo incentivo às modalidades que desenvolvem, nomeadamente, o BTT e a Orientação.
A Orientação tem já uma grande tradição em Matosinhos. Uma modalidade que tem crescido sobretudo graças ao impulso dado pelo Grupo Desportivo 4 Caminhos. A secção de Orientação deste clube nasceu depois de, no ano de 1997, alguns jovens da Senhora da Hora terem decidido experimentar a modalidade realizando provas regionais na região de Aveiro e Gerês. Na época de 97/98, esta colectividade da Senhora da Hora tornou-se membro da Federação Portuguesa de Orientação (FPO) disputando o Ranking da Federação em séniores masculinos e femininos e veteranos masculinos. Em coordenação com a FPO, realiza permanentemente acções de Formação de Orientação (Direcção Geral das Florestas, Câmaras Municipais e Escolas) com a finalidade de divulgar e incentivar a prática da modalidade.
Hoje o Grupo Desportivo 4 Caminhos já conta nas suas fileiras com vários jovens iniciados no clube e tornou-se num dinâmico clube Organizador de competições de Orientação, entre elas, o Campeonato Nacional de Distância Curta em 2000 (Viana do Castelo); o VIII Campeonato Ibérico em 2000 (Sto. Tirso); o Portugal 'O' Meeting; os Campeonatos Nacionais de Sprint e Estafetas em 2004 (Nisa); a Taça dos Países Latinos em 2004 (Vila Real); o Norte Alentejano O' Meeting (2007 a 2012) e o Troféu de Orientação do Porto.
Quanto ao Clube de BTT de Matosinhos Associação de Bicicletas de Todo o Terreno, esta colectividade constitui se como uma organização que visa o fomento da prática desportiva e de lazer - da bicicleta de todo o terreno, bem como a defesa, promoção e divulgação do património cultural, artístico, paisagístico e ambiental, em especial do concelho de Matosinhos.
Nesta assinatura de protocolos, o Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, recordou que a Câmara Municipal continua a ser um dos maiores apoios do movimento associativo de Matosinhos que “é muito dinâmico e que tem à sua frente homens e mulheres que tudo fazem para que o desporto, a cultura e o lazer sejam factores de grande importância no concelho”. Não obstante a conhecida “Lei dos Compromissos” que levou a que a Autarquia tivesse de tomar medidas mais drásticas no que diz respeito ao apoio às colectividades, o autarca recordou que a Câmara de Matosinhos continua a fazer tudo o que está ao seu alcance para que os apoios possam ser atribuídos de outra forma, como é o caso desta cedência por comodato que vai permitir que as duas colectividades tenham nova sede social.
Destaque ainda para a vantagem desta nova sede ser paredes meias com o Parque do Real, um espaço verde privilegiado do concelho que vai, assim, acolher estas duas práticas desportivas: o BTT e a Orientação.
Acompanhado pelos dirigentes associativos das duas associações, o Dr. Guilherme Pinto, fez questão de visitar o Parque do real comprovando a excelência do espaço para que possa receber provas e treinos das duas modalidades.
![]()
