Investimento ascende aos 6,5 milhões de euros.
O próximo ano letivo vai contar com três novos estabelecimentos de ensino em Matosinhos, fruto de um investimento na valorização do parque escolar do concelho que ronda os seis milhões e meio de euros. As obras que agora chegam ao fim foram visitadas esta amanhã pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, e pelo vereador da Educação, Correia Pinto, tendo sido salientado que estas três intervenções concluem o ciclo de investimento nos equipamentos escolares do primeiro ciclo.
As escolas EB1/JI da Igreja Velha e de Passos Manuel estarão a funcionar já em meados de Setembro, aquando do arranque do ano escolar, enquanto na EB1/JI do Estádio do Mar a empreitada está mais atrasada, pelo que a transferência dos alunos só deverá acontecer no início do segundo período letivo. Esta obra deverá, ainda assim, ficar pronta até ao final do mês de Outubro, mas, explicou o presidente da câmara, não faz sentido estar a fazer a transferência da comunidade escolar com as aulas a decorrer.
![]()
“Estamos a falar de 750 alunos cujas vidas vão mudar radicalmente e que passarão a dispor de uma escola com excelentes condições letivas e de conforto”, enfatizou Guilherme Pinto, que recordou também que o próximo grande desafio na área da Educação passará por conseguir uma maior integração entre a escola e a comunidade. “É na escola que se alteram os hábitos. Basta ver o que conseguimos na reciclagem dos lixos. É agora necessário alargar esta ligação a outros setores da vida do concelho, como a participação cívica ou a fruição dos eventos culturais que a câmara disponibiliza”, disse.
Na Escola da Igreja Velha, em São Mamede Infesta, a empreitada em curso permitiu renovar totalmente a antiga escola primária, ampliando-a para receber oito salas de aula do primeiro ciclo, duas de Jardim de Infância, biblioteca, cozinha, refeitório e uma sala polivalente, bem como diversos gabinetes e áreas de apoio. A obra está orçada em 1,8 milhões de euros (valor sem IVA).
No caso da Escola Passos Manuel, em Guifões, a intervenção consiste na construção de um edifício de raiz junto da atual EB2/3 (Avenida Doutor Salgado Zenha). A nova escola contará com doze salas de aula, refeitório, biblioteca e uma sala polivalente, estando orçada em cerca de 2 milhões de euros.
Junto ao Estádio do Mar, na Senhora da Hora, está a nascer também a nova Escola do Estádio do Mar, orçada em 2,2 milhões de euros (valor sem IVA). Contará com 14 salas de aula, biblioteca, arrecadações, cozinha e uma sala polivalente que servirá de refeitório e ginásio.
Guilherme Pinto adiantou ainda que a Câmara Municipal de Matosinhos já tem um plano para as antigas escolas que serão desativadas com a entrada em funcionamento dos novos estabelecimento de ensino, devendo, em alguns casos, servir de ninho associativo para instituições do concelho que não têm instalações condignas. Noutras situações, as escolas poderão vir a albergar empresas que contribuam para a dinamização do tecido económico de Matosinhos.
![]()
