O próximo ano letivo vai contar com três novos estabelecimentos de ensino em Matosinhos, fruto de um investimento na valorização do parque escolar do concelho que ronda os seis milhões e meio de euros. As obras que agora chegam ao fim serão visitadas amanhã, a partir das 11h30, pelo presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Guilherme Pinto, concluindo o ciclo de investimento nos equipamentos escolares do primeiro ciclo.
Na Escola da Igreja Velha, em São Mamede Infesta (Travessa Henrique Bravo), a empreitada em curso permitiu renovar totalmente a antiga escola primária, ampliando-a para receber oito salas de aula do primeiro ciclo, duas de Jardim de Infância, biblioteca, cozinha, refeitório e uma sala polivalente, bem como diversos gabinetes e áreas de apoio. A obra está orçada em 1,8 milhões de euros (valor sem IVA).
No caso da Escola Passos Manuel, em Guifões, a intervenção consiste na construção de um edifício de raiz junto da atual EB2/3 (Avenida Doutor Salgado Zenha). A nova escola contará com doze salas de aula, refeitório, biblioteca e uma sala polivalente, estando orçada em cerca de 2 milhões de euros.
Junto ao Estádio do Mar, na Senhora da Hora, está a nascer também a nova Escola do Estádio do Mar, orçada em 2,2 milhões de euros (valor sem IVA). Contará com 14 salas de aula, biblioteca, arrecadações, cozinha e uma sala polivalente que servirá de refeitório e ginásio.