Congestionamentos acentuados na época balnear resolvidos.
Durante anos, os semáforos instalados no cruzamento das ruas Padre Ângelo Ferreira Pinto, Oriental, Joaquim Alves da Silva e Armando Vaz, em Perafita, provocaram intensos congestionamentos de trânsito. Aliás, na época balnear, dada a enorme afluência de pessoas, eram muito frequentes os engarrafamentos quase até ao nó de Perafita/ Lavra da A28.
A solução encontrada pela Câmara Municipal de Matosinhos consistiu na construção de uma rotunda que facilitasse o acesso à praia, distribuindo o tráfego e originando uma maior fluidez.
O atual separador central, com as árvores, manteve-se, mas foi alargado até ao viaduto da A28. 15 lugares de estacionamento serão ainda criados na Rua Armando Vaz em frente ao supermercado.
“Este é o tipo de obras que faz toda a diferença na vida das pessoas. É um conceito de acessibilidade que transforma por completo Perafita”, disse o Presidente da Autarquia, Dr. Guilherme Pinto, que inaugurou hoje, dia 6 de maio, esta obra.
A construção da rotunda de Perafita foi financiada por fundos comunitários, pois integrou a candidatura ao QREN de requalificação da orla costeira no valor de dez milhões de euros, verba que ascende aos 50 milhões de euros a contar com os investimentos de parceiros particulares.
Presentes na cerimónia de inauguração estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o presidente da Junta de Freguesia de Perafita, Miguel Hora, e representantes de instituições e coletividades da freguesia.