Linha 128 liga a estação de Metro da Trindade e o centro empresarial Lionesa
A Câmara Municipal de Matosinhos e a ViaMove apresentaram hoje a nova linha 128 da rede Maré, que fará a ligação entre a estação de Metro da Trindade, na Baixa do Porto, e o centro empresarial Lionesa, em Leça do Balio.
A Presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, o Vereador dos Transportes e Mobilidade, José Pedro Rodrigues, e o Presidente da União das Freguesias de Custóias, Leça do Balio e Guifões, Pedro Gonçalves, marcaram presença na viagem inaugural que foi assinalada hoje de manhã com uma conferência de imprensa na paragem terminal Centro Lionesa.
A linha 128 servirá toda a área empresarial situada à margem da Via Norte, nomeadamente os mais de sete mil trabalhadores da EFACEC, do Super Bock Group e das empresas localizadas na Lionesa, para além dos habitantes daquela parte do concelho, os quais não têm atualmente qualquer alternativa ao uso de transporte individual. A linha estará integrada no sistema Andante, permitindo, assim, beneficiar de todas as condições do Passe Único.
Integrada no processo de renovação e requalificação da rede de transportes públicos de Matosinhos, a criação da nova Linha assegurará um serviço de transporte público que garante rebatimentos com a rede ferroviária, na Estação de S. Bento, com todas as linhas de Metro e com várias linhas rodoviárias diurnas e noturnas na zona da Trindade. A operação contará com 17 viagens diárias nos dias úteis (com uma frequência de 30 minutos), sendo as principais estruturas empresariais da zona servidas por paragens nas imediações, a poente e nascente da Via Norte.
Este serviço será efetuado pela sociedade de transportes ViaMove até à entrada em vigor da nova rede de transportes públicos metropolitanos a contratar pela AMP (Área Metropolitana do Porto), transitando depois para o novo operador. A Efacec, a Lionesa e o Super Bock Group vão associar-se à rede Maré com publicidade nos veículos que farão a operação.
A nova linha de transportes públicos permitirá responder decisivamente às necessidades de mobilidade pendular entre casa e trabalho, beneficiando da diminuição do custo de acesso, que conheceu recentemente grandes avanços com a implementação do Passe Único, e da melhoria das condições de operação, com o cumprimento escrupuloso dos horários e a melhoria em curso do material circulante.
![]()
Notícias relacionadas
-
Piscinas e ginásios municipais

Piscinas e ginásios municipais
03.06.20 -
Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas

Regresso das trotinetas e bicicletas elétricas
03.06.20 -
Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos

Eucaristia Solene do Senhor de Matosinhos
02.06.20 -
Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso

Orquestra Jazz de Matosinhos de regresso
01.06.20
