Contrato foi assinado com seis municípios, entre os quais o de Matosinhos
A partir de hoje, a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto (STCP) passa a ser gerida por seis municípios.
As câmaras do Porto, Matosinhos, Vila Nova de Gaia, Maia, Gondomar e Valongo assinaram hoje o contrato de gestão da STCP com o Estado e a Área Metropolitana do Porto.
Em representação de Matosinhos esteve o Vice-presidente da Autarquia, Eduardo Pinheiro. Marcou também presença a Vereadora do Ambiente, Joana Felício.
A cerimónia decorreu hoje, no Palácio da Bolsa, no Porto, e contou com a presença do Primeiro-ministro, António Costa, e do ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
Recorde-se que o Governo já tinha aprovado o decreto-lei que transfere a gestão operacional da STCP para a Área Metropolitana do Porto. A empresa continuará sob a alçada do Estado, bem como as suas dívidas. Caberá ao Estado a nomeação de um administrador financeiro para a STCP, e o investimento numa nova frota de autocarros.
A empresa e a rede ficarão sob a alçada dos municípios. Para o ministério do Ambiente, “concretiza-se, desta forma, um novo modelo de gestão do serviço público de transporte de passageiros no Porto, com vista à elevação dos atuais patamares de eficiência e sustentabilidade”.