
O Presidente da Câmara, Dr. Guilherme Pinto, lançou, no dia 3 de Maio, a primeira pedra que marcou o arranque das obras de construção da nova Creche e Centro de Dia do Centro Social e Cultural de Custóias, uma infra-estrutura que irá beneficiar mais 30 idosos e 33 crianças.
Atenta à necessidade de melhorar a qualidade e aumentar a capacidade de acolhimento nas respostas sociais que já desenvolve, bem como à necessidade de criação de uma resposta social para a primeira infância – creche – inexistente na freguesia e insuficiente nas envolventes, a Câmara Municipal de Matosinhos vai apoiar a construção de um novo edifício próximo das instalações actuais.
Com este objectivo, foi celebrado um protocolo de cedência de um terreno situado entre a travessa da Fonte Velha e a Rua Júlio César da Silva, avaliado em 410 mil e 400 euros.
A concretização deste projecto – ampliação das respostas sociais para a Terceira Idade e criação de resposta social para a Primeira Infância na Freguesia de Custóias – encontra-se fundamentado no Plano de Desenvolvimento Social do Concelho de Matosinhos e já foi alvo de emissão de Parecer favorável do Conselho Local de Acção Social da Rede Social de Matosinhos em 15 de Junho de 2007.
Para além de aumentar significativamente a capacidade de atender estes dois grupos sociais mais susceptíveis de vivenciarem situações de vulnerabilidade, permitirá potenciar o contacto intergeracional frequente, com vantagens reconhecidas para ambos.
Com a concretização desta obra, as actuais instalações do Centro de Convívio e do Centro de Dia deixarão de ser utilizadas para o desenvolvimento de actividades com as pessoas idosas, uma vez que se encontram obsoletas face às exigências actuais. Estas mesmas instalações ficarão reservadas para os serviços como o tratamento de roupas e confecção de refeições, o que representará um incremento significativo da qualidade do serviço prestado.
O edifício, desenhado por técnicos da autarquia, vai criar mais 30 lugares para pessoas idosas e 33 lugares para crianças com idades compreendidas entre os 4 e os 36 meses, sendo o custo da sua construção actualmente previsto no valor aproximado de 1 milhão e 150 mil euros.
O Centro Social e Cultural de Custóias é uma IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social) desde 1994, e funciona desde 1999 em instalações cedidas pela Câmara Municipal de Matosinhos na cave do edifício de habitação social municipal na Rua de Teixeira Lopes.
Tem capacidade para atender, neste momento, 130 idosos através das valências de Centro de Convívio, Centro de Dia e Serviço de Apoio Domiciliário.
Para além do Presidente da Câmara, estiveram, também, presentes nesta cerimónia de lançamento da primeira pedra o Vice-Presidente da Câmara, Dr. Nuno Oliveira, a Vereadora da Promoção Social e Saúde, Drª Luísa Salgueiro, e o Presidente da Junta de Freguesia de Custóias, José Tunes.

