Melhorar a qualidade de vida dos residentes, dinamizar e promover o comércio e serviços existentes, estimular a instalação de novas atividades e a atração turística são os objetivos que visam transformar a Quadra Marítima na nova “Baixa” Matosinhense.
![]()
A Câmara Municipal de Matosinhos definiu um conjunto de intervenções na Avenida Serpa Pinto e nas ruas Brito Capelo, Heróis de França, Álvaro Castelões e Conde S. Salvador.
Novas posturas de trânsito e políticas de estacionamento, novas rotundas, novas esplanadas, alargamento de passeios, reabilitação urbana, novo mobiliário urbano, arranjo de fachadas e pavimento, segurança e fiscalização, animação e dinamização de atividades, limpeza e recolha de lixo são algumas das intervenções previstas, algumas das quais entrarão já em vigor no próximo dia 1 de junho.
O novo conceito de Baixa Matosinhense foi apresentado hoje, dia 30 de maio, pelo Presidente da Câmara Municipal, na Rua Brito Capelo.
Será instalado um novo sistema de parcómetros na Rua Álvaro Castelões, Rua Roberto Ivens, Avenida Serpa Pinto, Rua Primeiro de Dezembro, Rua Conde S. Salvador e Rua do Godinho, que acabe com a penalização máxima em caso de infração ligeira e favoreça a rotatividade de estacionamento em favor dos clientes dos espaços comerciais e restauração.
Nas ruas Álvaro Castelões e França Júnior serão instalados dissuasores de estacionamento indevido.
Haverá uma percentagem de desconto no estacionamento no Parque de Brito Capelo para os clientes, mediante a apresentação da fatura de compras.
Entre a Avenida Serpa Pinto e a Rua Heróis de França será implementada uma rotunda. Na Avenida Serpa Pinto haverá meios de controlo eletrónico de velocidade excessiva.
Os pavimentos da Rua Brito Capelo, Avenida Serpa Pinto e Rua Heróis de França serão totalmente recuperados.
Nas ruas Primeiro de Dezembro e Conde S. Salvador, artérias de coexistência de peões e automóveis, o limite máximo de velocidade será de 20 km por hora.
Está prevista a reabertura do Senhor do Padrão à Baixa Matosinhense, através da ligação da marginal de Matosinhos à Rua Heróis de França, assim como a requalificação da Rua Heróis de França e da Avenida Serpa Pinto, que incluirá o alargamento de passeios, uma maior frequência de ações de limpeza e a substituição das esplanadas existentes por outras novas e permanentes.
A Rua Brito Capelo, com um novo regulamento de mobilidade pedonal, terá novo mobiliário urbano, uma maior vigilância, a requalificação das fachadas mais degradadas e a criação de uma ciclovia de ligação entre as marginais de Matosinhos e de Leça da Palmeira.
O Dr. Guilherme Pinto anunciou a delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Matosinhos, da Quadra Marítima ao casco urbano (junto à zona histórica e aos Paços do Concelho), num total aproximado de 62 hectares.
O objetivo é promover a reabilitação urbana e a revitalização económica e social da zona. Serão mobilizados instrumentos de apoio como forma de incentivar a reabilitação. Haverá também penalizações para os proprietários que não pretendam cuidar do seu património. “Quem não fizer obras em edifícios degradados ou em ruína, pagará três vezes mais o valor do IMI. Faremos as obras necessárias de forma coerciva”, salientou o edil.
Na Rua Brito Capelo, junto ao Mercado Municipal de Matosinhos, será criada uma zona de ruído para que aí possam ser instalados estabelecimentos cuja atividade ocorrerá num período noturno, dotando toda a envolvente de uma nova vida.
As alterações na designada Quadra Marítima foram determinadas em articulação com a Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, com a Associação de Restaurantes de Matosinhos e com a União de Freguesias de Matosinhos e Leça da Palmeira. O objetivo é preparar a Quadra Design District, juntamente com os equipamentos previstos, para a candidatura de Matosinhos à Rede de Cidades Criativas, em 2015, pela UNESCO.
Presentes estiveram o Vice-presidente da Autarquia, Dr. Eduardo Pinheiro, o Vereador da Educação, Prof. António Correia Pinto, o Vereador da Cultura, Fernando Rocha, a Vereadora do Ambiente, Dr.ª Joana Felício, o Vereador da Mobilidade, Dr. José Pedro Rodrigues, o Presidente da União de Freguesias de Matosinhos- Leça da Palmeira, Pedro Sousa, e o presidente da Associação Empresarial do Concelho de Matosinhos, Fernando Sá Pereira.
![]()
