Exposição, peça de teatro, concerto, yoga e visita guiada ao Museu da Quinta de Santiago foram algumas das propostas lançadas para a celebração da Noite Europeia e do Dia Internacional dos Museus.
A noite de sábado, dia 17 de maio, ficou marcada pela abertura da exposição Urbevoluções, uma exposição que permite uma visita diacrónica e evolutiva das zonas ribeirinhas de Matosinhos e Leça da Palmeira, e às transformações urbanísticas e sociais de que tais áreas foram palco dos finais do século XIX à segunda metade do século XX.
Utilizando como mote o tema lançado pelo Conselho Internacional dos Museus (ICOM) para as comemorações – Museus: As Coleções Criam Conexões - o Museu da Quinta de Santiago lançou um desafio aos visitantes: a criação da sua conexão com as obras de arte. Para tal, foi distribuído um bloco de post-its e um lápis para que cada interveniente pudesse expressar um sentimento, uma emoção, uma frase que se relacionasse com o quadro exposto. O público aderiu ao repto e, desde os mais novos aos mais velhos, assistiu-se a uma participação entusiasta com os mais diversos comentários, contributos que ajudaram também a enriquecer a exposição.
A programação continuou pela noite dentro com as alunas da Escola Secundária Augusto Gomes (ESAG), da “Oficina de Construção de Personagem”, promovida pelo encenador William Gavião, que levaram a cena a peça “Aqui Quase Longe à sombra das galáxias cintilantes”, no Espaço Irene Vilar.
Para finalizar a noite em pleno, foi ainda possível assistir a um concerto no Jardim do Ovo com a banda The Gypsies, de Leça da Palmeira. Os sons psicadélicos com toques de blues e funk animaram todos os presentes e o ambiente foi bastante agradável proporcionado também pela temperatura amena que se fez sentir nessa noite.
No domingo, 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, o dia começou com uma sessão de Yoga no jardim, um momento de relaxamento que muitos aproveitaram da melhor forma.
Pelas 15h00, o Mordomo Baptista realizou uma visita guiada ao Museu e à exposição que contou também com a participação especial do “Rancho Típico da Amorosa”, na representação de costumes antigos, como “As Lavadeiras” ou “A Taberna”.
O encerramento do Dia Internacional dos Museus aconteceu com mais uma apresentação da peça de teatro “Aqui Quase Longe à sombra das galáxias cintilantes”.